Micro e pequenas empresas criaram 71,5% de novas vagas

Nos dois primeiros meses deste ano, as micro e pequenas empresas (MPE) criaram 203.152 vagas formais de trabalho

por Nathan Santos qua, 21/03/2012 - 15:54

Nos dois primeiros meses deste ano, as micro e pequenas empresas (MPE) criaram 203.152 vagas formais de trabalho. Esse número é fruto da análise realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo a análise, de cada quatro trabalhadores contratados no período, três deles tiveram a carteira assinada por um empreendimento que tem no máximo 99 funcionários, quantidade de trabalhadores que define uma empresa como micro e pequeno porte.



De acordo com o Sebrae, no mesmo período do ano passado, as MPE responderam por 66% das cagas. Neste ano, o número chega a 71,5% dos empregos formais. O setor de serviços possui mais da metade dessas vagas de trabalho, se destacando as áreas de ensino e serviços de comércio e de administração de imóveis. Porém, o Sebrae também mostra a importância das empresas do setor de alimentação. No Distrito Federal, por exemplo, algumas franquias oriundas de uma rede norte-americana contrataram mais de 60 funcionários, e além disso, as lojas escolherem o Simples Nacional (regime de tributação simplificada para empresas que faturam menos de R$ 3,6 milhões anualmente).



Segundo o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, "as micro e pequenas empresas contribuem para a consolidação da nova classe média e distribuição de renda no nosso país”.



* Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

COMENTÁRIOS dos leitores