MEC pede ajuda para educação ambiental

Representante do órgão afirma que o ministério não tem recursos financeiros suficientes para investir no projeto Escolas Sustentáveis

por Nathan Santos qui, 23/08/2012 - 17:51
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Sustentabilidade é tema presente nas escolas Chico Peixoto/LeiaJáImagens

A Agência Câmara de Notícias divulgou que nesta quinta-feira (23), o coordenador-geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), José Vicente de Freitas, cobrou dos deputados, em Brasília, a formação de uma política para o financiamento da educação ambiental no Brasil. O coordenador foi um dos participantes da audiência pública da Comissão de Educação e Cultura, sobre a implantação das políticas públicas de educação ambiental, sugerida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

De acordo com a agência, Freitas afirma que o MEC não possui recursos financeiros suficientes para investir no projeto Escolas Sustentáveis, que ainda este mês deverá ser lançado. A previsão é de que nos próximos três anos o programa receberá R$ 100 milhões e beneficiará 20 das cerca de 195 mil escolas existentes no Brasil.

Segundo o coordenador, a educação ambiental ainda não é uma realidade brasileira. “Estamos muito longe de ter, em cada escola, um processo efetivo de educação ambiental. O desafio é dos ministérios da Educação e de Meio Ambiente. Mas, de forma ampliada, teremos um avanço significativo se pudermos contar com o financiamento”, disse o coordenador-geral.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

COMENTÁRIOS dos leitores