Projeto Rondon inscreve até o dia 30 de setembro

Instituições de ensino superior podem inscrever propostas de trabalho em três operações no Nordeste

por Dulce Mesquita seg, 24/09/2012 - 12:47
Reprodução

As instituições de ensino superior interessadas em participar do Projeto Rondon têm até o dia 30 de setembro para se cadastrar no site do projeto e enviar as propostas de trabalho. A iniciativa visa à integração social através da participação voluntária de estudantes e professores universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

A próxima edição será realizada entre 11 de janeiro e 4 de fevereiro de 2013, dividida em três operações: Canudos, na Bahia, Pernambuco e Piauí; 2 de Julho, na Bahia; e São Francisco, em Alagoas e Sergipe. Cada instituição poderá enviar uma proposta para cada operação.

As instituições já cadastradas devem acessar o sistema com o login e a senha já definidos. Aquelas que desejam participar pela primeira vez terão que efetuar um cadastro, apresentando o comprovante de credenciamento como instituição de ensino superior junto às instâncias competentes e a relação dos projetos na área de extensão desenvolvidos pela IES. Para todas as participantes será necessário informar os dados dos professores representantes.

Os projetos selecionados serão divulgados após as eleições municipais, marcadas para o dia 7 de outubro.

Posteriormente, o Ministério da Defesa divulgará o convite para as operações que serão coordenadas pela Marinha do Brasil na região norte. Haverá duas missões de atendimento a comunidades ribeirinhas: a Ação cívico-social, no Pará, e a Assistência hospitalar, no Amazonas. Para cada missão, será selecionado um grupo, que deverá ser formado por dois professores e 20 alunos da área de saúde e de serviço social.

Além das Forças Armadas, o projeto conta com a colaboração de governos estaduais, prefeituras, empresas e dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Confira a lista de municípios onde serão realizadas as operações no Nordeste:

Operação Canudos: Andorinha/BA, Antonio Gonçalves/BA, Cansanção/BA, Canudos/BA, Chorrochó/BA, Curaçá/BA, Filadélfia/BA, Itiuba/BA, Macururé/BA, Ponto Novo/BA, Dirceu Arcoverde/PI, Jacobina do Piauí/PI, Paulistana/PI, Patos do Piauí/PI, Queimada Nova/PI, São João do Piauí/PI, São Raimundo Nonato/PI e Simões/PI;

Operação 2 de Julho (Bahia): Acajutiba, Amélia Rodrigues, Anguera, Aramari, Amargosa, Brejões, Cabaceiras do Paraguaçu, Capim Grosso, Cipó, Coração de Maria, Crisópolis, Irará, Itaquara, Mutuípe, Pé da Serra, Santa Bárbara, Santa Inês, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Ubaíra;

Operação São Francisco: Campo do Brito/SE, Carmópolis/SE, Frei Paulo/SE, Japaratuba/SE, Malhador/SE, Monte Alegre de Sergipe/SE, Neópolis/SE, Nossa Senhora das Dores/SE, Poço Verde/SE, Propriá/SE, Ribeirópolis/SE, Santo Amaro das Brotas/SE, Batalha/AL, Craíbas/AL, Major Isidoro/AL, Piranhas/AL, Santana do Ipanema/AL, São Sebastião/AL, Taquarana/AL e Teotônio Vilela/AL.

COMENTÁRIOS dos leitores