Professor comenta a prova de filosofia da UPE

Paradigma da modernidade não foi abordado no vestibular

por Nathan Santos seg, 26/11/2012 - 16:37
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens Professor Fábio Medeiros comentou a prova de filosofia Clélio Tomaz/LeiaJáImagens

Quem participou da prova do Vestibular Tradicional 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) nesta segunda-feira (26) respondeu questões de filosofia. O professor do BJ Colégio e Curso, do Recife, Fábio Medeiros, comenta como foi a abordagem da prova. Clique AQUI e confira os comentários no programa que o Portal LeiaJá transmite ao vivo.



Mito; Mito hoje; Conhecimento filosófico (com aspectos referentes à História da Filosofia Ocidental); Os tipos de argumento lógicos; A condição humana; A liberdade; Ética e Moral; A política e a cultura. Esses foram alguns dos assuntos trabalhados na prova, de acordo com Medeiros. “Ficou de fora mais uma vez o tema do Paradigma da modernidade/crise da modernidade”, complementa o professor.



A prova apresentou pequenos textos introdutórios de filósofos e em seguida cinco afirmativas para que o “fera” marcasse a sequência correta. “Das dez questões da prova, somente as de número 50 e 54 não tinham as afirmativas que antecedem as alternativas, objetivas de fato”, completa.



Segundo o professor, a prova de filosofia apresentou pouca interação com o mundo real, além disso, o estudo introdutório da filosofia no ensino médio está se consolidando no cenário dos exames no Brasil. “É preciso dar a prova de filosofia nos processos de admissão da UPE o que ela merece, o status de um conhecimento herdado do passado e constituinte do presente, fazendo o exercício do pensar acontecer”, opina o docente.

COMENTÁRIOS dos leitores