Professores avaliam prova da UPE de matemática como fácil

Segundo os docentes, a avaliação buscou atender alunos de diferentes níveis de conhecimento sobre a disciplina

por Nathan Santos seg, 26/11/2012 - 16:07

Os candidatos que fizeram provas do segundo dia do Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE), nesta segunda-feira (26), tiveram que resolver questões de matemática. Para debater as questões, o Portal LeiaJá transmite, ao vivo, o programa com comentários de professores do BJ Colégio e Curso, do Recife.



Os professores Diogo Lôbo, Marconi Souza e Eduardo Almeida são os responsáveis por debater a prova de matemática. Por meio de comentário enviado a nossa reportagem, os educadores afirmam que a prova tendeu a ser fácil. “A prova pode ser considerada em nível mediano tendendo para fácil, talvez adequado para avaliar os diferentes perfis de candidatos, desde os alunos que não têm matemática como específica até os alunos que têm. Em contrapartida, o fera da área de exatas deve ter sentido falta de questões mais interessantes e em nível de dificuldade maior”, avaliam os professores.  



De acordo com os docentes, os candidatos que sabem o básico de cada conteúdo não teve tanta dificuldade para responder as questões. “O fera não precisou de fórmulas específicas nem se aprofundar muito nos estudos dos conteúdos cobrados. Em outras palavras, ele precisava saber o básico de cada conteúdo apenas. Em suma, a prova está mais perto do nível de dificuldade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do que da prova da segunda fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)”, opinam os professores.



Em meio aos conteúdos de matemática, a grande novidade foi estatística e vetores. No entanto, houve ausência de assuntos clássicos na UPE, tais como circunferência (analítica), progressões, trigonometria, entre outros. “Quanto à distribuição dos conteúdos, praticamente um terço da prova abordava apenas os conteúdos afins: análise combinatória, probabilidade e estatística. Isso pode ser considerado um exagero, uma vez que vários conteúdos relevantes na formação do aluno do ensino médio foram deixados de lado”, dizem.



Os professores também lamentam a presença de questões que já apareceram em outros vestibulares, o que segundo eles, “é lamentável para uma instituição do porte da UPE”. Ainda de acordo com o comentário dos professores, as questões 6 e 15 contêm erros graves. Clique AQUI e acompanhe o programa.

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