Universitários pedem ajuda para formatura em pleno SSA

Enquando candidatos iam participar do SSA da Universidade de Pernambuco (UPE), outros estudantes, que já são universitários, vendiam água para se formar

por Nathan Santos dom, 09/12/2012 - 10:03
Nathan Santos/LeiaJáImagens Jovens estudam na Unicap e estão concluíndo a graduação de jornalismo Nathan Santos/LeiaJáImagens

É comum, em dia de vestibular, encontramos pessoas que tentam passar tranquilidade aos “feras” que participam do processo seletivo. Seja com uma oração, palavra de conforto ou um abraço, o objetivo é acalmar os candidatos que têm o vestibular como a porta de entrada para um sonho, que é ingressar na universidade.

Entretanto, na manhã deste domingo (9), dia em que quase 23 mil estudantes participam o Sistema Seriado de Avaliação (SSA 1) da Universidade de Pernambuco (UPE), um caso chamou atenção. Na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), no bairro da Benfica, no Recife, muitos candidatos participam do processo de avaliação, e, enquanto os eles na POLI entravam para iniciar o sistema seriado, um grupo de jovens seguravam uma placa com os dizeres “Vocês querem entrar, nós queremos sair”!

Muita gente pensou que era uma crítica à UPE, porém, o motivo era bem diferente. O grupo é formado por estudantes do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que estão bem próximos de concluírem a graduação. O intuito da placa era chamar a atenção do público para que as pessoas pudessem ajudá-los financeiramente em prol da realização de uma formatura.

Os estudantes vendiam água ao preço de R$ 2 e as pessoas estavam comprando para ajudar. “Nós precisamos de fundos para fazermos nossa tão sonhada formatura. E, nada melhor que um vestibular para pedirmos ajuda aos jovens que pretendem entrar na universidade como a gente consegui”, disse Ailton Coelho, 21 anos, um dos estudantes que arrecada dinheiro para a formatura.



COMENTÁRIOS dos leitores