Enem: aprenda a fazer resumos

A prova acontece nos dias 4 e 11 de novembro

por Beatriz Gouvêa qui, 13/09/2018 - 15:19

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece nos dias 4 e 11 de novembro. A prova garante uma vaga nas instituições de ensino superior públicas e privadas do país.

Um método importante para estudos é fazer resumos ou fichamentos. Veja aqui dicas de como fazer resumos.

1 – Priorizar disciplinas que tem dificuldade

Como a prova já está chegando, não vai dar tempo do estudante se aprofundar em matérias especificas, por isto, é melhor o aluno fazer resumos de temas que tenha mais dificuldades.

2 – Preferir o fichamento à mão

Escrever os resumos à mão ajuda o estudante a fixar os conteúdos e a escrita é uma das formas de aprendizagem.

3 – Usar as próprias palavras

Ao ler um parágrafo de um texto, é aconselhável escrever com as próprias palavras, como se estivesse ensinando pra si próprio.

4 – Ambiente deve ser como da prova

É recomendado fazer os resumos como se estivesse fazendo a prova: em um ambiente iluminado, silencioso, sentado, nunca deitado. O cérebro vai se lembrar no dia da prova.

5 – Os “flash cards” também podem ajudar

Os flash cards são como um jogo, em que o aluno escreverá as perguntas e respostas. Em uma das faces do cartão, o aluno escreve um conceito ou pergunta. No outro, a resposta, teoria ou definição. Pode ser usado em todas as disciplinas.

6 – Mapas mentais

Nesta dica, o aluno escolherá um tema central e escreve em uma folha em branco e a partir disso, anotará elementos semelhantes ou fatos relacionados. Esta técnica ajuda a memorizar as matérias de um modo mais efetivo.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores