Encontro destaca importância do patrimônio cultural

Evento na UNAMA - Universidade da Amazônia aproxima academia e sociedade na defesa e valorização da cultura

sex, 19/10/2018 - 07:35

Alunos e professores da UNAMA - Universidade da Amazônia participam do III Encontro de Patrimônio Cultural e Sociedade, que começou na terça-feira (16), no auditório David Mufarrej, campus Alcindo Cacela, em Belém. O evento valoriza o diálogo entre academia e sociedade.

O encontro vai até o dia 20 e levanta questões sobre a importância do patrimônio cultural na vida da sociedade. Durante todo o evento serão abordados temas como patrimônio cultural, paisagem e literatura; economia criativa, afetos e paisagens; patrimônio cultural e processos de musealização.

Segundo o professor Diego Santos, coordenador do curso de História da UNAMA, o evento possibilita o diálogo entre estudantes, profissionais e sociedade em geral. “O encontro possibilita um diálogo para além do circuito acadêmico. Possibilita pensar questões que envolvem a sociedade civil, no momento em que precisamos falar cada vez mais do patrimônio, no momento em que precisamos falar cada vez mais de história, um evento oportuno”, afirmou o coordenador.

A ideia de organizar o encontro surgiu de um diálogo entre o Departamento de Patrimônio do Estado do Pará (DEPHAC) e a UNAMA. “A partir dali se somaram esforços no sentido de se fazer, aqui na UNAMA, o principal locutor desse projeto que passou, a partir do ano passado, a congregar também outras instituições que também abraçam o projeto e que servem para que a gente sirva a sociedade com essas discussões que nós consideramos tão importantes”, disse Diego Santos.

Jefferson Bacelar, pró-reitor da UNAMA, disse que envolver história e patrimônio cultural é fundamental para Belém e para o Estado do Pará e que a UNAMA recebeu o evento com muita felicidade. “A UNAMA recebe o evento com muita felicidade, parabenizando o coordenador do curso de História, professor Diego, todos os palestrantes e aqueles que colaborarão no evento, que já chega na 3ª edição, e que tem tudo para seguir a diante”, disse o pró-reitor.

Para o professor Edgar Chagas, eventos como esse fortalecem e asseguram a importância do patrimônio cultural para o Brasil e, principalmente, para a região Amazônica. “Toda a oportunidade que você tem para discutir patrimônio, nesse momento difícil por que passa o Brasil, é de fundamental importância para manter uma sociedade identificada pelos costumes, suas tradições e suas heranças. Nós temos, na verdade, a oportunidade de que os alunos possam assistir, absorver, debater e acima de tudo entender do que se trata a importância de assegurar o patrimônio cultural para o Brasil e, principalmente, para a região Amazônica”, disse o professor.

Por Rosiane Rodrigues.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores