Reaplicação do Enem: professores analisam tema da redação

Tema escolhido foi 'Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil'

por Nathan Santos ter, 11/12/2018 - 18:34
Pixabay Prova foi realizada nesta terça-feira Pixabay

“Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil”. Esse foi o tema da redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que conta com provas de Linguagens, Humanas e o texto dissertativo nesta terça-feira (11), além de questões de Ciências da Natureza e matemática nesta quarta-feira (12).

Para o professor de redação Felipe Rodrigues, o tema pode abrir espaço para o candidato escrever sobre empreendedorismo. Na visão do educador, a temática pode ser trabalhada a partir do incentivo de ideias empreendedoras como fontes de renda diante da crise econômica que afeta o País.

“O tema é interessante e foi trabalhado em sala de aula frente à temática do chamado empreendedorismo frente ao solo da crise. É importante abordar como sobreviver em momentos de quebra da economia”, comenta Rodrigues.

Segundo o professor, o incentivo ao empreendedorismo ainda na escola e a relação dos negócios com a tecnologia podem ser outros caminhos adotados pelos candidatos. “Para que a sociedade crie novos padrões de sobrevivência. Essa organização social tem que falar de empreendedorismo e suas novas formas: comércio sustentável, tipos de reciclagem, reutilização de materiais que estão em moda. O fera pode, inclusive, citar entusiasmo, novos métodos de mercados, tecnologia, redes sociais”, acrescenta.

O professor Diogo Xavier também comentou a temática cobrada na reaplicação do Enem: “Achei um tema ainda mais complexo que a prova regular, vai exigir do candidato um conhecimento mais aprofundado na situação política e econômica do País. A não ser que algum texto motivador puxe para questões como o cooperativismo e o empreendedor individual, e os problemas econômicos se refiram também à questão de renda do indivíduo, os candidatos terão em geral muita dificuldade para desenvolver uma argumentação sólida”.

De acordo com Xavier, caso o texto de apoio possibilite abordar o empreendedorismo, uma boa saída pode ser discutir o papel dos microempreendedores brasileiros. “Se realmente a prova der a margem do empreendedorismo, a questão do microempreendedorismo individual pode ser uma alternativa diante do desemprego”, finaliza o professor.

COMENTÁRIOS dos leitores