Lista: universidades estrangeiras que aceitam o Enem

Portugal, Inglaterra e França possuem universidades que levam em consideração a nota do Exame durante suas seleções

por Adige Silva ter, 18/12/2018 - 12:35
Pixabay A Universidade de Oxford, na Inglaterra, aceita a nota do Enem. Porém, o candidato deve preencher requisitos mais complexos Pixabay

Estudar fora do País é o sonho de muitos jovens brasileiros. E com o crescimento e consolidação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes ganham cada vez mais oportunidades para realizar esse objetivo.

Desde de 2014, o Brasil firmou um acordo com Portugal, que passou aceitar oficialmente a nota do Enem como forma de ingresso em suas universidades públicas – apesar de públicas, as universidades lusitanas têm anuidades e taxa de inscrição -. Algumas instituições de países como Inglaterra e França também aceitam a nota do Exame como uma das formas de ingresso, porém, o candidato deve preencher alguns requisitos a mais. Confira universidades estrangeiras que aceitam a nota da prova brasileira:

Universidade de Coimbra (PT)

Foi a primeira instituição estrangeira a utilizar o Exame como forma de ingresso para estudantes brasileiros. Geralmente, o processo de inscrição é realizado em três fases, nos meses de janeiro, março/abril e junho/julho. A instituição aceita candidatos que prestaram o Enem nos último três anos. Mais informações podem ser vistas no site da universidade.

Universidade do Algarve (PT)

A Universidade do Algarve exige que o candidato tenha feito, no mínimo, 500 pontos na redação e 475 pontos na prova objetiva. No ano de 2018, a anuidade variou de 2000 e 3.500 euros – candidatos mais bem ranqueados podem receber desconto, como consta no site da instituição.

Universidade de Aveiro (PT)

A instituição aceita candidatos com média final igual ou superior a 500. As fases de inscrição acontecem nos meses de janeiro, março/abril e junho. No site da universidade podem ser conferidas as demais informações.

Universidade de Lisboa (PT)

Para estar apto a uma vaga nos cursos da instituição, o candidato deve ter alcançado a nota de corte no curso pretendido, no Brasil. Além disso, o concorrente deve ter ensino médio completo, conforme consta no site do programa.

Universidade do Porto (PT)

Para a Universidade do Porto, a nota do candidato tem peso diferente dependendo do curso pretendido. Assim como outras instituições portuguesas, a entidade tem três fases de inscrição, que podem ser visualizadas pelo internet.

University of Bristol (ING)

As universidades britânicas têm um processo seletivo bem distinto das portuguesas. Além de boa nota no Enem, elas levam em consideração o desempenho escolar do candidato, proficiência na língua inglesa e prestar o ‘Foundation Year’ – um programa de adaptação para estudantes estrangeiros.

Na University of Bristol não é diferente. Porém, há uma outra possibilidade de ingresso. Caso o candidato tenha concluído com boas médias o primeiro ano da graduação em universidade brasileira, ele poderá ingressar em um curso da instituição. Veja o site da universidade.

Kingston University (ING)

A instituição exige diploma do ensino médio com classificação igual ou acima da média, resultado acimda de 55% da nota total do Enem e diploma de bacharelado internacional. Segundo consta no site da universidade, outras qualificações ou experiências de trabalho podem levadas em consideração.

University of Oxford (ING)

Considerada a melhor universidade do mundo, a Oxford possui o processo seletivo mais rigoroso da lista. “O Certificado de Ensino Médio ou exame de admissão universitária não será suficiente para ter uma inscrição competitiva”, consta no site da instituição, na parte destinada a estudantes brasileiros.

Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (FRA)

Assim como as instituições do Reino Unido, o instituto francês tem um processo de seleção rigoroso. Além de ter prestado o Enem, o candidato precisa ter passado no curso pretendido em alguma instituição brasileira, como pode ser visto no site

COMENTÁRIOS dos leitores