Preparação para a redação do Enem deve começar desde cedo

Com pontuação de zero a 1000 pontos, a redação é um dos pesos mais importantes do Exame, sendo totalmente não recomendado zerar a prova

por Camilla de Assis sex, 04/01/2019 - 09:30
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo O recomendado é realizar redações semanalmente, segundo professora Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O ano de 2019 mal chegou e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já deve estar a todo vapor, segundo os professores. Se com as disciplinas dos cadernos de linguagens, matemática e natureza é preciso estudar conteúdos e fazer exercícios, com a redação é necessário praticar textos duas vezes por semana, com base nos assuntos da atualidade, de acordo com docentes.

A prova de redação do Enem é composta de um tema, em que o estudante deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo, de no máximo 30 linhas, fazendo uma intervenção social na problemática e respeitando os direitos humanos. Com pontuação de zero a mil pontos, a redação é um dos pesos mais importantes do Exame, sendo totalmente não recomendado zerar a prova.

Segundo a professora Josicleide Guilhermino, o estudante que zera a redação ou obtém nota baixa perde a chance de pleitear a uma vaga em universidade públicas, privadas e até mesmo alcançar programas sociais de bolsas de graduação. “[A redação] é a salvação para muitos alunos, pois é a única em que ele pode tirar a nota máxima, já que não tem como estabelecer nela a TRI (Teoria de Resposta ao ITEM). Ou seja, única prova em que o candidato pode efetivamente pleitear a nota mil”, explicou a professora de redação Josicleide Guilhermino.

Ainda de acordo com informações da docente, os professores estão cada vez mais distantes das chances de acertar os temas. “O que se fazia no passado que era decorar o processo de construção da redação, isso cada vez mais funciona menos. É preciso, então, que o aluno compreenda o nível de argumentação, cada competência e esteja antenado ao que está acontecendo ao seu redor porque independente de ele ter trabalhado previamente ou não a temática da redação, ele estará minimamente pronto, conhecendo como o sistema funciona”, explica Josicleide.

Preparação antecipada

Embora seja necessária a participação de um professor que faça a lapidação do processo de aprendizado da redação de um estudante, a professora ainda indica que a internet pode ser um bom meio de conseguir construir bagagem. “As cinco competências cobradas na redação do Enem, ele encontra disponível na internet; no último ano foi disponibilizada uma cartilha para os alunos que iriam fazer a prova, então ele precisa fazer a leitura desta cartilha porque não dá para querer vencer um jogo sem conhecer minimamente as regras”, explica a professora de redação Josicleide Guilhermino.

Confira abaixo o vídeo com mais dicas sobre como se preparar para a redação

Embed:

Como é feita a correção

Segundo o edital do Enem 2018, somente as redações transcritas para a Folha de Redação são corrigidas. Cada uma das cinco competências exigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pode ter até 200 pontos. A nota final, que vai até mil pontos, é obtida por meio da média aritmética entre todas as notas, observando a existência ou ausência de discrepância entre os corretores.

É considerada discrepância a diferença de 100 ou mais pontos na nota de um corretor para outro ou de 80 pontos em cada competência. Caso haja essa divergência, outro professor irá fazer a correção da prova, de maneira independente. O edital ainda afirma que caso não haja discordância entre entre o terceiro corretor e os outros dois ou então entre o terceiro e apenas um dos docentes, a nota final será a média aritmética entre as duas avaliações que mais se aproximarem.

Entretanto, caso haja diferença nas três notas dadas por corretores diferentes, uma banca composta por três outros professores de redação será responsável por avaliar a prova do estudante e dar a nota final, sendo descartada todas as demais anteriores.

Não ‘zere’ sua redação

Zerar a prova da redação ou ter pontuação baixa é um tiro no pé de quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior por meio da nota do Enem. É importante que o estudante tenha ciência de ações que não devem ser feitas na prova e que, diante das regras estabelecidas pelo Inep para o exame, são consideradas infrações.

A banca avaliadora poderá atribuir nota zero à redação que não não atender à proposta estrutural de introdução, argumentação e conclusão solicitadas pelo Enem; fugir do tema, conhecido durante o Exame; ter texto escrito fora da Folha de Redação; apresente até sete linhas; apresente desenhos ou partes do textos desconectadas com o tema proposto. Além disso, redações que realizarem cópia de trechos dos textos de apoio terão as linhas copiadas desconsideradas do total.

LeiaJá também

-> INEP divulga escala de proficiência de provas do Enem

-> Entenda o que acontece com questões anuladas no Enem

-> Aprenda a fazer seu cronograma de estudos para 2019

COMENTÁRIOS dos leitores