Estudantes iniciam contagem regressiva para a nota do Enem

Resultado deve ser divulgado na sexta-feira (18)

por Lorena Barros seg, 14/01/2019 - 09:22
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Milhões de alunos realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Milhões de alunos brasileiros começam nesta segunda-feira (14) a contagem regressiva para receber a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, com previsão para ser divulgada na sexta-feira (18).

O gabarito oficial da prova já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 14 de novembro, mas, por causa do método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que funciona como um “sistema antichute”, as notas não podem ser baseadas apenas pelas quantidades de acertos e erros dos candidatos. Saiba mais sobre a TRI clicando aqui.

O Inep ainda não tem uma hora específica para divulgação da nota, mas, em 2018, o resultado da prova foi liberado para consulta na página do participante por volta das 11h30.

Após divulgação da nota, os alunos passam a exercer outra contagem regressiva: aquela que define o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal forma de ingresso em universidades públicas brasileiras com o Exame. As inscrições começam no dia 25 de janeiro e seguem até o dia 28 do mesmo mês.

Além do ingresso em universidades públicas pelo Sisu, alunos podem entrar em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições começam em 29 de janeiro e seguem até 1º de fevereiro. Confira quem se enquadra no perfil de entrada do Prouni neste link.  

COMENTÁRIOS dos leitores