Capes lança programas para capacitação no exterior

Participantes poderão realizar cursos de aperfeiçoamento ou especialização no Canadá ou Irlanda

por Camilla de Assis sex, 08/02/2019 - 19:23
Freepik Profissionais serão capacitados no Canadá e Irlanda Freepik

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta sexta-feira (8), editais para programas de capacitação de professores no exterior. Os Programas de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá e o de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda serão realizados pelos Colleges and Institutes Canada (CICan) e Mary Immaculate College.

Ao total, serão oferecidas 132 oportunidades, sendo 30 para a capacitação na Irlanda e 102 para a qualificação no Canadá. Os programas terão período de candidaturas abertas gratuitamente de 11 de fevereiro a 26 de março, mediante preenchimento de formulário de inscrição, disponibilizado no site da Capes.

Entre algumas necessidades comuns das oportunidades, é preciso que os professores tenham graduação em licenciatura; possuir nacionalidade brasileira (no caso de estrangeiro, deve residir no Brasil com visto permanente); elaborar projetos de coordenação e supervisão ou intervenção pedagógica; além de assumir o compromisso de realizar atividades de desenvolvimento.

O programa para os docentes atuarem na Irlanda terá duração de 12 meses e constará de curso na área de educação, como também aprimoramento da língua inglesa e desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica. Já o Professores da Educação Básica no Canadá será dividido em duas partes. Na primeira, o profissional terá curso básico de inglês, enquanto na segunda, o docente passará por um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno.

A depender do programa, os professores terão alguns benefícios, como passagem aérea internacional de ida e volta, auxílio instalação, ajuda de custo mensal, seguro saúde, materiais do curso, entre outros. Mais informações sobre os programas podem ser conferidos nos editais, disponibilizados no site da Capes.

COMENTÁRIOS dos leitores