Inep divulga resultado do Revalida

Ao todo, 950 médicos formados fora do Brasil participaram do exame para revalidação do diploma

por Marcele Lima ter, 12/02/2019 - 17:44
Pixabay . Pixabay

Os médicos que se submeteram ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) já podem conferir os resultados preliminares da prova de habilidades clínicas, realizadas no dia 17 e 18 de novembro de 2018.  Os resultados devem ser acessados mediante login feito com CPF e senha, no Sistema Revalida.

De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem pelo menos 62 pontos, dos 100 pontos distribuídos. Ao todo, 950 médicos formados fora do Brasil participaram do exame para revalidação do diploma, que permite o exercício da medicina no país. Esta foi a segunda etapa da edição 2017, que precisou ser prolongada por conta de processos judiciais, abertos por médicos estrangeiros que queriam trabalhar sem passar pelo exame

Na prova, os participantes precisaram percorrer dez estações para resolução de tarefas de investigação de histórico clínico, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes ou familiares. Os médicos que quiserem entrar com recurso em relação aos resultados podem fazer pelo sistema do Revalida, nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 10h às 23:59h, no horário de Brasília.

Reaplicação

O Inep informou por meio de nota, nessa segunda-feira (11), que 45 profissionais vão precisar refazer as avaliações de habilidades clínicas. Um erro nas estações dentro do Hospital Universitário de Brasília, onde esses médicos estavam realizando os testes, impediu que o desenvolvimento dos profissionais nas atividades propostas fosse filmado, prejudicando o andamento do exame. De acordo com os Instituto, as medidas cabíveis já estão sendo tomadas e todos vão ter os custos com deslocamento e hospedagem cobertos pelo Cebraspe, empresa contratada para aplicação da prova.

COMENTÁRIOS dos leitores