UFPE divulga aprovados na reavaliação de cotas raciais

Resultado foi anunciado neste segunda-feira (25)

por Nathan Santos seg, 25/02/2019 - 17:11
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou, nesta segunda-feira (25), o resultado da reavaliação de autodeclaração racial no âmbito do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, 188 candidatos que haviam sido reprovados entraram com recurso e passaram por uma nova análise nos dias 21 e 22 deste mês, no Corpo Docente da instituição de ensino, no Campus Recife. 

Dos 188 candidatos que entraram com recurso e tiveram o direito de passar por uma nova avaliação da Comissão de Validação de Autodeclaração Racial da UFPE, 74 foram aprovados. O grupo de avaliadores era formado por três membros, entre estudantes, servidores e representantes da sociedade civil. A UFPE garante que os estudantes que tiveram seus pedidos deferidos serão matriculados normalmente.

"Os candidatos que tiveram sua situação validada e sendo da 1ª entrada deverão procurar o seu Centro Acadêmico para início das aulas e posteriormente serão integrados ao SIG@. Os candidatos da 2ª entrada, as aulas começarão no dia 03 de agosto de 2019", informou a UFPE.

Para que ocorresse reprovação, todos os avaliadores deveriam discordar, por unanimidade, da condição de preto ou pardo autodeclarada pelo concorrente. “Para validar a autodeclaração dos candidatos, foram levados em consideração, unicamente, os aspectos fenotípicos, conforme pode ser conferido no edital”, sustenta a Universidade.

Nesta edição, a UFPE ofereceu por meio do Sisu 6.972 vagas, em que dessas, 2.400 foram direcionadas às cotas étnico-raciais. Na primeira avaliação da Comissão de Validação de Autodeclaração Racial, 280 candidatos não foram validados.   

COMENTÁRIOS dos leitores