82,8% das mulheres relatam preconceito na área de TI

Dado faz parte de pesquisa da consultoria Yoctoo, que atua especificamente na seleção de profissionais para este mercado

por Marília Parente sex, 01/03/2019 - 17:51
Pixabay Pixabay

De acordo com pesquisa da consultoria Yoctoo, que atua no recrutamento e seleção de profissionais para o mercado da Tecnologia da Informação, 82,8% das mulheres trabalhadoras da área relatam já terem sido vítimas de preconceito. Já nas escolas e cursos de tecnologia, a porcentagem é de 61,8%. O estudo foi conduzido com o objetivo entender os desafios enfrentados pelas mulheres na área, a partir de uma consulta qualitativa de seus anseios e dificuldades.

“É um cenário preocupante, que mostra o quanto ainda estamos longe de tornar a área de tecnologia um ambiente igualitário, afirmou Paulo Exel, diretor da Yoctoo. Os resultados também apontam que 72% das entrevistadas colocaram que, quando crianças, não haviam sido incentivadas a gostarem de brincadeiras ou carreiras ligadas à tecnologia. “Isso ajuda a explicar o motivo de ainda vermos poucas mulheres em cursos relacionados à tecnologia ou interessadas em seguir carreira na área”, interpreta Exel.

Os números também mostraram que as mulheres se sentem pouco representadas no ramo: aproximadamente 64% das profissionais comentaram que consideram baixo o número de mulheres atuando na área e, assim, inspirando novas gerações. Por fim, 42% das entrevistadas colocaram que o maior desafio na profissão é precisar provar a todo tempo que são competentes tecnicamente.

Para Exel, os estudos de experiência do usuário nunca estiveram tão em foco no setor, demandando paulatinamente a diversificação de olhares no desenvolvimento dos produtos tecnológicos. “É função dos criadores/implementadores das tecnologias compreender como é estar na pele de seus usuários, que na maior parte das vezes, transitam em ambos os gêneros (homem e mulher)”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores