Evento debate o papel da leitura na efetivação de direitos

Professores, diretores, coordenadores, bibliotecários e alunos da rede municipal de ensino de Belém participaram de encontro na UNAMA - Universidade da Amazônia

qua, 06/03/2019 - 10:43

"Biblioteca escolar: a leitura como instrumento de efetivação de direitos." Esse foi o tema escolhido para o primeiro encontro de professores, diretores, coordenadores e bibliotecários da rede municipal de ensino de Belém. O evento ocorreu na manhã do dia 28 de fevereiro no auditório David Mufarrej, no campus da Alcindo Cacela, e foi organizado pela Secretária Municipal de Educação (Semec) em parceria com a UNAMA - Universidade da Amazônia.

O Acolhimento (primeira reunião do ano) é o momento em que os docentes apresentam um projeto anual e o planejamento das atividades nas bibliotecas, além de uma conversa com um palestrante sobre um tema escolhido. O encontro visa ao incentivo à leitura. 

 Para a coordenadora do SISMUBE (Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares), professora Georgette Mesquita Brito Albuquerque, a participação desses alunos é de suma importância, uma vez que o evento dá total apoio às iniciativas artísticas e culturais nas escolas. “Esse é apenas um projeto. As escolas do município são riquíssimas. Temos produção e lançamentos de livros. As nossas escolas têm desde a educação fundamental até a EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, relatou a professora.

A palestrante do evento, professora Martha Lemos, ressaltou o quanto foi desafiante falar para o público sobre as políticas de livros, leitura, literatura e biblioteca, apesar de ter bastante experiência na área. “Eu entendo que essa é uma temática tão importante que a gente não pode tratar disso de uma forma qualquer, você tem que ter muito comprometimento e muita responsabilidade. E a gente sabe que estamos vivendo um período de transição nessas políticas. Foi muito importante ter falado sobre isso”, comentou.

 Adélia Valente, professora da Escola Municipal Lauro Chaves, localizada em Mosqueiro, relatou sobre a importância de um evento como esse. “Aqui temos a base para que nós possamos desenvolver nosso trabalho durante o ano nas bibliotecas das escolas. Para os alunos é fundamental, porque nós precisamos estar preparados para atendê-los, já que a biblioteca para nós é um espaço muito importante”, disse.

Segundo a professora Georgette Mesquita Brito Albuquerque, além do Acolhimento existem outros encontros anuais. “De dois em dois meses, nós temos um tema que vamos abranger. Temos o momento de passarmos aos novatos a formação de como é feita a organização da biblioteca e do acervo. Nós procuramos dar sempre apoio para aqueles que estão entrando”, explicou.

De acordo com a professora da UNAMA Ana Sabrina, a escolha para que o evento fosse na Universidade só fortalece as parcerias. “Nó somos também da área educacional, então você ter professores aqui discutindo e utilizando essa casa educacional como um espaço para essas discussões é muito importante”, concluiu.

Por Sandy Brito.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores