Teste seus conhecimentos sobre pronome relativo

Saber como utilizar os pronomes relativos é fundamental para uma boa redação no Enem

por Marcele Lima qui, 14/03/2019 - 17:10
Pixabay . Pixabay

A prova de redação é uma das mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação alcançada pode fazer muita diferença no resultado final. Se o aluno não desenvolve bem as cinco competências cobradas, o caminho até a conquista da tão sonhada vaga na universidade pode ser adiado.

A primeira competência avaliada é o domínio da língua portuguesa. O estudante precisa ter um bom desempenho gramatical e ortográfico, além de ser capaz de mostrar riqueza de vocabulários e uso correto dos pronomes, entre eles os relativos. Mas você sabe para que servem os pronomes relativos?

“Eles têm variações e possibilidades enormes dentro da língua, mas se você prestar  atenção de cara, uma das ideias principais é retomar expressões dentro do próprio texto e tentar evitar repetições desnecessárias”, explica o professor de redação Diogo Didier, que ainda aconselha os feras a prestarem atenção na forma de utilização do ‘que’; o termo deve ser ligado a um referencial com cuidado para não ficar cansativo. O pronome pode também ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais", "as quais" quando vier antes de um substantivo. “Usar pronome relativo faz com que você evite repetição e empobreça seu texto”, conclui o professor.

Faça o teste abaixo sobre a utilização de pronomes relativos e veja o quanto você está preparado para fazer aquela redação nota 1000 no Enem:

Embed:

Questões 1 e 2 – Professor Diogo Didier

3  e 6– Site Brasil Escola

4 – Universidade Federal de Mato Grosso

5- Faculdade de Tecnologia – FATEC SP

7 – PUC Minas

8 – Câmara Municipal de Porto Velho - IBADE

COMENTÁRIOS dos leitores