Os 5 assuntos de química mais recorrentes no Enem

Assuntos foram cobrados nas últimas três edições da prova

por Camilla de Assis sex, 15/03/2019 - 16:06
Pixabay . Pixabay

Química está em tudo, desde aquela mistura de água e detergente feita pelos donos e donas de casa para retirada da sujeira até mesmo em como os átomos de carbono 12 se organizam para diferenciar o grafite do diamante. Por estar tão ligada ao dia a dia, química é uma das disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Embora o estudante precise estar afiado a todo conteúdo aprendido durante o ensino médio, alguns assuntos são mais cobrados do que outros no Enem. Por isso, trouxemos uma lista feita com ajuda da professora de química Gabriela Sá com os assuntos da disciplina que mais caem no Exame.

De acordo com a docente, os conteúdos listados abaixo são os que mais foram cobrados no caderno de Cências da Natureza nos últimos três anos. “O mais importante é o fato de serem conteúdos que podem ser associados a outros conteúdos de química e de outras disciplinas, respeitando a visão interdisciplinar do Enem”, salientou a professora.

Confira abaixo os assuntos que mais caíram em química nos últimos três anos e veja as questões respondidas pela docente:

1 - Polaridade associada às ligações intermoleculares

(Alternativa D / Questão retirada do caderno azul da edição 2016 do Enem)

Resposta:

A ligação entre dois elementos iguais, consequentemente de igual eletronegatividade, gera moléculas apolares. Tanto o carvão ativado, quanto o benzeno são moléculas constituídas por ligações interatômicas entre carbonos, não gerando pólos, sendo assim a ligação intermolecular entre essas duas moléculas, necessariamente é dipolo induzido- dipolo induzido, onde um polo é gerado momentaneamente na molécula para promover a interação.

2 - Hidrocarbonetos (funções e/ou nomenclaturas)

(Alternativa A / Questão retirada do caderno azul da edição 2016 do Enem)

Resposta:

Dada a reação:

R-X + Nu- à R-Nu + X-

Onde:

X: Haleto (F, Cl, Br, I), a questão usa o Br (brometo de metila – CH3Br)

Nu: Nucleófilo que será substituído por CH3O-

Substituindo:

CH3Br + CH3O- à CH3OCH3 + Br-

A função orgânica na qual o composto orgânico formado pertence é o éter.

3 - Cálculos químicos

(Alternativa A / Questão retirada do caderno azul da edição 2018 do Enem)

Resposta:

Primeiramente faz-se necessário o cálculo da massa molar da glicose a partir dos valores fornecidos nos dados da questão.

C6H12O6

Sendo:

C=12

H=1

O=1

Substituindo:

12 x 6  +  1 x 12  +  16 x 6  =  180 g/mol

                Encontrou-se o valor de 180 gramas da substância por mol da mesma, no entanto, a questão pede a energia obtida na oxidação* de 1 grama. Desta forma:

180 gera 2800 kJ

1g gera X

X= 15,55...kJ

*A reação padrão fornece valor de redução, na questão trabalharemos com a reação de oxidação, então, invertemos a reação e consequentemente o sinal da energia.

                No entanto, apenas 40% da energia é utilizada para o fim desejado, então:

40% de 15,55 = 6,22...kJ

4 - Ciclos biogeoquímicos

(Alternativa A / Questão retirada do caderno azul da edição 2017 do Enem)

Resposta:

No ciclo do nitrogênio, a produção de NO3- acontece justamente na etapa da nitração com auxilio de bactérias nitrificantes. E justamente o componente equivalente dos fertilizantes oriundos do nitrato de amônio (NH4NO3) excedente.

5 - Métodos de separação de mistura de densidade

(Alternativa A / Questão retirada do caderno azul da edição 2018 do Enem)

Resposta:

Dentre os métodos de separação de misturas, a destilação é um método similar à decantação, no entanto faz uso de equipamentos para acelerar o processo, onde substâncias de diferentes densidades, principalmente dois líquidos, são separados de acordo com sua densidade. A substância mais densa ficará na extremidade inferior do recipiente e a menos densa na parte superior deste.

COMENTÁRIOS dos leitores