Enem 2019: comissão para analisar questões é nomeada

Três pessoas vão fazer a análise das questões: um membro da sociedade civil, um do MEC e outro do Inep

por Lorena Barros qua, 20/03/2019 - 12:43
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Comissão vai analisar banco de questões do Enem Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20) os nomes escolhidos para a comissão de análise dos itens da prova em 2019. De acordo com o instituto, a comissão vai olhar as questões “para verificar sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame”.

Três membros serão responsáveis pela análise: Marco Antônio Barroso Faria, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que vai representar o ministério da Educação; Antônio Maurício Castanheira das Neves, diretor de Estudos Educacionais que vai representar o Inep; e Gilberto Callado de Oliveira, procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, que vai representar a sociedade civil.

De acordo com o ministro da Educação, Ricardo Vélez, os nomes escolhidos “podem contribuir para a elaboração de uma prova com itens que contemplem, não apenas todos os aspectos técnicos formais, mas também ecoem as expectativas da sociedade em torno de uma educação para o desenvolvimento de um novo projeto de País”.

O instituto declarou também que toda a análise transversal das questões será feita no banco de dados do Inep antes da montagem da prova, evitando mudar o desenho psicométrico e os parâmetros que garantem o cálculo das proficiências do exame. Ou seja: os três membros da comissão analisarão questões que poderão ou não entrar no exame.

COMENTÁRIOS dos leitores