Malala recebe cartas de meninas do Recife

As crianças fazem parte de um projeto social da Zona Norte da cidade

por Marcele Lima qui, 21/03/2019 - 16:39
Divulgação No Pontinha do Futuro, as integrantes têm de 3 a 16 anos Divulgação

Cerca de 20 meninas do Projeto Pontinha de Futuro, do Alto Santa Isabel, Zona Norte do Recife, participaram de uma ação para confeccionar cartas para serem enviadas a Malala Yousafzai. As mensagens foram entregues esta semana por Sylvia Siqueira Campos, presidente da Ong Mirim Brasil, que está em Dubai, nos Emirados Árabes, participando do encontro anual da Rede Gulmakai, iniciativa do Fundo Malala em defesa e fortalecimento da educação de meninas em todo mundo. Na ocasião, Sylvia teve a oportunidade de encontrar com a Nobel da Paz.

No Pontinha do Futuro, as integrantes têm de 3 a 16 anos, e recebem aulas de balé gratuitamente. Além disso, são apadrinhadas por pessoas que ficam responsáveis por arcar com os custos do projeto, como roupa e sapatilhas de dança. O requisito para fazer parte do grupo é estar estudando e ter bom desempenho.

"Te admiro por ser uma mulher muito guerreira e por lutar pelos direitos das mulheres e pela igualdade entre todos nós", diz um trecho de uma cartinha que Franciely Taynanda, de 15 anos, escreveu para Malala. Antes de chegar até este momento, Franciely e as outras crianças puderam conhecer a história da ativista e sua luta pela educação.

"Encontrei com Malala e entreguei as cartas. Ela fez questão de ler uma a uma. Malala sabe o quão difícil que é a vida das meninas no Brasil. Após a leitura, comentou o que mais achou interessante: ainda que essas meninas estejam em uma periferia bastante massacrada pela falta de acesso a políticas sociais ou por um acesso a políticas sociais de baixa qualidade, elas não perderam a capacidade de sonhar. As meninas têm outras pessoas que as inspiram e Malala é uma delas", afirma Sylvia.

No próximo fim de semana, a presidente do Mirim Brasil participa também do Fórum Global sobre educação, que reúne líderes mundiais dos setores público, privado e social em busca de soluções para alcançar educação, equidade e emprego para todos.

COMENTÁRIOS dos leitores