Enem: Os temas de redação mais fáceis de todos os tempos

Professores listam os 10 temas mais fáceis nos últimos 20 anos de Enem

por Francine Nascimento sex, 29/03/2019 - 09:55
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Redação é a parte decisiva no exame Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a parte mais aguardada da prova, sobretudo por ser decisiva na classificação ou desclassificação do participante. E que, portanto, deixa os feras ansiosos sobre o tema que será cobrado. Desde 1998, o Enem aborda assuntos da atualidade, alguns inimagináveis, outros nem tanto.  

Para o professor Diogo Didier, nenhum dos temas é teoricamente difícil. "Por ser uma prova de proporção nacional, a banca trás discussões que abrangem o conhecimento dos candidatos de Norte a Sul do país. Entretanto, é inegável que a banca tem surpreendido alunos e professores com temáticas menos previsíveis, como a proposta de redação de 2018", explica.

Baseado na visão dos professores de redação Diogo Didier, Mari Pestana, Diogo Xavier e Felipe Rodrigues, o LeiaJá listou os 10 temas considerados mais fáceis nos últimos 20 anos do Enem

Diogo Didier

1.    Lei Seca – “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, 2013

 “Quando a prova pediu para que o candidato discutisse sobre os efeitos da implementação da lei, a banca queria saber até que ponto o candidato sabia da importância desta lei para o trânsito e como ele moldou o perfil da sociedade no que diz respeito a sua locomoção diária. A bem da verdade, a proposta trazia em seu bojo a necessidade de validar o papel exercido pelo governo em impor regras mais rígidas para motoristas que burlam as normas de trânsito. Foi um tema bem tranquilo de se fazer”. 

Diogo Didier

2.    Violência contra a mulher – “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, 2015

“Foi um tema muito esperado por alunos e professores há anos. Então, quando o Enem trouxe essa discussão, foi incrível, porque a sociedade de uma forma geral clamava para que houvesse alguma problematização em torno desse tema. O aluno, então, poderia ter falado sobre a questão da lei Maria da Penha, sobre o machismo oriundo do histórico patriarcado brasileiro, da subjugada visão religiosa sobre as mulheres. Havia um leque gigantesco para ser posto no texto, capaz de ratificar a persistência da violência contra a mulher. Um tema muito fácil e rico em possibilidades argumentativas”

Diogo Xavier

3.    Intolerância religiosa "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", 2016

“Especialmente as religiões de matriz africanas são alvos de discriminação que vão de uso de termos pejorativos a agressões físicas e depredação de locais sagrados. O candidato não teria dificuldades para lembrar informações relacionadas ao problema”.

Diogo Xavier

4.    Viver em rede no século 21 - “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”, 2011

“Caiu no ano em que o Facebook alcançou um número extremamente alto de usuários no Brasil. Então fazia parte do contexto dos estudantes”.

Felipe Rodrigues

5.    Desenvolvimento e preservação ambiental, 2001

“O tema é simples e claro, mas o aluno deveria atentar ao texto-base. Lembrar dos aspectos mais rudimentares, como o Efeito Estufa ou a importância das matas (falando sobre a Amazônia ou, da própria, Atlântica), sem dúvidas, trariam riquezas no repertório sociocultural da dissertação. Para além, as alusões sociológicas e geográficas, no homem interagindo no meio, assim como, a resposta da natureza (catástrofes ambientais) seriam palpáveis”.

Felipe Rodrigues

6.    A violência na sociedade brasileira, 2003

“Lembrar da cultura da violência é fazer um recorte histórico nos trechos da colonização, esta, de exploração. Trazer Gilberto Freyre, com a Casa Grande Senzala e iniciar pela violência étnico-racial é concernir nota máxima na intertextualidade e recorte cultural. Lembrar de conceitos, como Estado Paralelo e facções, sem dúvidas, norteariam o texto”.

Felipe Rodrigues

7.    O desafio de se conviver com a diferença, 2007

"Tema bem recíproco, inclusive, no hodierno. Gênero, raça, etnias; essa tríade seria uma proposta de abordagem, inclusive, ao falar sobre os padrões sociais, não esquecendo das classes preexistentes. Seria muito válido lembrar da mendicância, assim como, as novas identidades de gênero, como os queers. Para além, o tema é amplo, precisando do texto-base para não realizar a fuga".

Felipe Rodrigues

8.    O trabalho na construção da dignidade humana, 2010

“Seria de bom tamanho, aos escritores, uma alusão à Marx ou a filosofia do capitalismo, sendo a ressignificação do “ser e existir”, ou seja, quem não trabalha, possui algo, torna-se “sem valor”. Nesse sentido, abordar os índices do desemprego, até chegar em Durkheim, falando sobre as noções de sociedades orgânicas e mecânicas, assim como, a dificuldade no tocante “capacitação”. Será que a educação, bons empregos, cargos são para todos? Alusões devem ser levantadas e soluções como o empreendedorismo podem somar”.

9.    O direito de votar, 2002

“O direito de votar foi um bom tema por ter tido os anos anteriores como "preparo" em falar sobre cidadania, direitos e deveres de todo cidadão. Sendo um tema acessível para todos, já que o voto obrigatório foi outorgado desde 1924 e posto em prática efetiva posteriormente a partir de 1932. Então, todas as pessoas que ali estavam fazendo a prova sabiam do dever de votar, podendo ter ciência também dos direitos ao voto. Todo um assunto histórico.

Mari Pestana

10.      Trabalho infantil, 2005

“Era um tema que estava sendo discorrido, tendo em vista os programas de apoio à infância e juventude ligados a educação criados pelo então governo, que estava pondo em prática a proibição do trabalho infantil”. 

COMENTÁRIOS dos leitores