TAF: a importância da preparação física para concursos

O teste de aptidão física pode exigir do candidato diversos exercícios, como corrida, natação, flexão em barra, salto e abdominais

por Camilla de Assis dom, 31/03/2019 - 12:15
Camilla de Assis/LeiaJaImagens Treinamento antecipado pode ser acompanhado por um profissional Camilla de Assis/LeiaJaImagens

Horas dedicadas aos estudos teóricos. Essa, na maioria dos casos, é a rotina de quem quer passar em um concurso público. Os concurseiros, como são conhecidas as pessoas que dedicam suas vidas a ingressar em um cargo no sistema governamental, reservam grande parte do dia para ler livros, apostilas, ver videoaulas e responder questões.

Entretanto, existem cargos que exigem mais do que a prova teórica como parte do processo seletivo. Em geral, são os cargos policiais, militares e operacionais que cobram os famosos testes de aptidão física (TAF). Neles, os candidatos - após serem aprovados na etapa teórica - fazem diversos exercícios para comprovar a capacidade de desempenho físico deles.

Na grande maioria dos editais, os exercícios exigidos são corrida, barra, abdominal, salto e natação. A quantidade, frequência e tempo de cada atividade variam de acordo com o órgão. Por exemplo, o último certame realizado para o cargo de soldado da Polícia Militar (PM) de Alagoas, em 2018, exigiu que as candidatas do sexo feminino permanecessem em pegada livre, durante sete segundos, na barra. Já na seleção para soldadas da PM de Pernambuco, no mesmo ano, o tempo exigido foi de 25 segundos, em pronação.

Treinando até ser aprovada

Reprovada no salto em distância do concurso que promovia 60 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco, a advogada Manuella Santana resolveu estender, como parte da sua rotina voltada aos certames, o treinamento físico. “Não é um treino comum, para perder peso nem nada, é um treino voltado exclusivamente para alcançar os índices pedidos no concurso”, salientou a jurista.

Com o sonho de se tornar delegada da Polícia Federal (PF), Manuella passa, agora, entre duas e três horas semanais praticando as atividades solicitadas nos últimos editais. “Vou continuar até passar”, crava a jovem. Durante o período dos certames, o treinamento era mais intensivo. “Eu treinava duas vezes por dia, todos os dias”, conta.

Segundo ela, apesar de não ter sido o exercício que a “derrubou” no processo seletivo do último certame feito, a barra é a grande vilã nas atividades. “Eles cobram que a mulher fique 25 segundos fixa na barra, o que é necessário ter uma força imensa”, reclama.

Trabalhando para vencer

Há 20 anos trabalhando com preparação para os TAFs de concursos públicos, o preparador físico Emerson Cubano, como é conhecido, abriu uma academia no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, especializada em treinos voltados para certames. A ideia, segundo Cubano, surgiu após fazer a preparação de um sobrinho de um coronel do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Pernambuco. “Eu sou policial militar e já trabalhava com esse tipo de preparação antes, então o coronel indicou que eu fizesse os treinos com o sobrinho dele e desde então atuo neste ramo”, explica.

Desde então, o que era uma atividade paralela virou sua principal fonte de trabalho. Nesses anos de atuação, Cubano não sabe quantos alunos já ajudou. “Já tive muitos alunos e com diversas capacidades. Hoje, eu vejo alguns ex-alunos meus, que eram sedentários, aprovados no concurso e com a vida totalmente transformada”, revela.

Para o docente, a principal importância na preparação antecipada para o TAF é poder ter a oportunidade de saber qual o real desempenho do candidato. “Na minha visão, uma boa base para qualquer teste físico é de seis meses, fazendo exercícios gerais para depois trabalhar especificamente de acordo com o edital”, salienta Cubano.

Além da preparação, Cubano ressalta, também, que é necessário o estudante ter conhecimento de como fazer os exercícios. “Já vi muitas vezes o candidato fazer o abdominal, por exemplo, e o fiscal não contar porque ele está fazendo de forma errada”, explica.

Confira a seguir o vídeo com dicas sobre os treinos físicos para concursos.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores