Enem: veja o passo a passo para pedir isenção de taxa

Sistema foi aberto para candidatos na manhã desta segunda-feira

por Lorena Barros seg, 01/04/2019 - 10:43

Candidatos que se enquadram nos perfis de isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 tiveram acesso ao sistema que efetiva o abatimento do valor do exame na manhã desta segunda-feira (1). Para concluir o procedimento, é necessário que eles passem por 10 etapas. Confira cada uma delas a seguir:

Passo 1 - Adicionar CPF e data de nascimento

Na página do participante, os dados pessoais do candidato são as primeiras informações requeridas em página semelhante à da inscrição tradicional do Enem.

Passo 2 - Conferir os pré-requisitos da isenção do Enem 2019

Os perfis que se encaixam na isenção de taxa do Enem 2019, listados anteriormente no edital do exame, são mostrados na primeira página após as primeiras informações do candidato. Para continuar o processo de isenção, é necessário confirmar que leu cada um dos pré-requisitos.

Passo 3 - Adicionar ou alterar informações sobre filiação e endereço

As informações sobre nome de mãe e pai são mostradas para aqueles alunos que já se inscreveram no sistema do Enem nos anos anteriores. Quem não se inscreveu, pode preencher as informações. Todos os candidatos devem submeter endereço atualizado, com CEP, nome da rua e número da casa.

Passo 4 - Informações sobre escolaridade

Na quarta etapa da inscrição, os alunos precisam informar sobre em qual tipo de escola estudaram (se pública ou particular, com bolsa parcial ou integral, ou se concluíram o ensino médio por meio do Enceja).

Passo 5 - Adicionar Número de Identificação Social

O Número de Identificação Social é fornecido pela Caixa Econômica às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social, como o CadÚnico. O aluno que não tiver o número pode marcar a opção, marcar que “confirma as informações” e seguir a inscrição normalmente.

Passo 6 - Confirmar todas as informações

Para evitar qualquer tipo de erro, o sistema fornece todas as informações já dadas pelo candidato para que ele analise e confirme-as ou volte e altere alguma delas.

Passo 7 - Questionário socioeconômico

No sétimo passo, o candidato responde a 25 perguntas socioeconômicas sobre a vida dele e da família. Entre as perguntas, ele precisa responder sobre a renda financeira da família, quantos quartos, banheiros, celulares e até mesmo quantas geladeiras tem em casa.

Passo 8 - Informações de contato

O Inep pede um número fixo, um número de celular e o e-mail do candidato para que ele seja contatado sobre os processos do pedido de isenção de taxa. É por meio desses dados que mudanças importantes (como de e-mail ou senha) são feitas ao longo de todo o Enem. Por isso, a atenção nesse setor deve ser dobrada.

Passo 9 - Concluir a solicitação

Mais uma vez, o candidato tem a oportunidade de checar todos os dados fornecidos para que corrija algum possível erro. Depois disso, ele não poderá fazer alterações nas informações dadas.

Passo 10 - Acompanhar solicitação

No último passo, o candidato recebe informações sobre os prazos para resultados e garante que vai conseguir acompanhar a solicitação do processo.

Veja, em imagens, o passo a passo da inscrição para isenção de taxa:

Para saber se você se enquadra nos perfis que têm direito à isenção da taxa de R$ 85 do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 clique neste link. Veja o edital completo clicando aqui. Para ir até a página do participante, clique aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores