Educação ambiental é destaque em escola no Recife

Projetos de conscientização ambiental são desenvolvidos para moradores dos arredores da unidade escolar

por Fábio Filho dom, 14/04/2019 - 08:00
Chico Peixoto/LeiaJáImagens . Chico Peixoto/LeiaJáImagens

A discussão por um meio ambiente sustentável é uma questão em evidência no Brasil. “Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente” é uma das propostas inclusas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE). Professores afirmam que escolas e instituições de ensino devem estimular a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais desenvolvendo ações educativas de sustentabilidade.

Professor de geografia na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, Vicente Natanael promove diversas ações de educação ambiental na unidade. O docente já teve projetos de sustentabilidade e reciclagem, trabalhados com os alunos em sala de aula, expostos na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre as atividades realizadas pelo professor, está a campanha, feita pelos alunos, para o recolhimento de objetos jogados no canal que fica no entorno da escola. Vicente afirma que procura atuar junto aos órgãos responsáveis pela limpeza da cidade, a fim de pela escola, impactar na comunidade.

“Junto com as atividades realizadas pelos alunos, procuramos sempre contatar a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) bem como a Secretaria de Vigilância Ambiental do Recife sobre as condições que encontramos nesse canal para que as devidas providências sejam tomadas. Como docente, oriento meus alunos a fazerem a sua parte e conscientizar a população a não jogar lixo em canais e canaletas”, destacou.

Para o educador, é essencial que as demais instituições de ensino promovam ações de educação ambiental. “Muitas vezes até em casa não existe essa questão de educação ambiental. Às vezes alaga a rua e os alunos não sabem o motivo. Então quando você trabalha essa questão em sala de aula, quando você estuda teoricamente o tema, você conscientiza esses adolescentes para a vida adulta. Principalmente nessas questões mais práticas e corriqueiras, como separar o lixo, reutilizar alguns objetos, enfim. Tudo isso tem o objetivo de preservar o meio ambiente”, pontuou.

Embed:

Para a aluna Hanna Bianca Neris, de 13 anos, que está no oitavo ano do ensino fundamental II, os projetos de educação ambiental realizados pela escola impactam no dia a dia das atividades escolares. “Eu vejo o mundo de outra forma desde as aulas de educação ambiental. Aqui na escola, a gente tem o projeto de fazer lixeiras recicláveis para não jogar o lixo no chão da escola. Depois dessas aulas tudo aqui fica melhor”, disse.

Ainda segundo a estudante, participar dos projetos de educação ambiental é satisfatório e faz ela se sentir uma aluna especial. “As aulas de educação ambiental são muito importantes para mim e para os meus colegas. Hoje nós somos jovens, mas vamos crescer e o futuro do meio ambiente depende de nós, afinal, o mundo é o lugar onde a gente vive e precisamos preserva-lo. É muito legal participar dos projetos de educação ambiental, eu me sinto importante, me sinto fazendo um bem para o mundo”, destacou. 

COMENTÁRIOS dos leitores