Pet-Friendly: bichos no trabalho deixam ambiente mais leve

Conheça uma empresa que permite seus funcionários levarem animais de estimação para o trabalho

por Francine Nascimento qua, 17/04/2019 - 14:53
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Pet´s participam do cotidiano de trabalhos dos seus donos Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Já imaginou poder levar seu pet para o ambiente de trabalho? A depender do ofício, é possível. E existem empresas que já aderiram ao "Pet Friendly", termo que significa amigo dos animais. Na prática, são locais que aceitam a presença de animais de estimação, oferecendo espaço e conforto aos bichinhos.

Um exemplo é a Agência Digital Munganga Criativa, localizada na Zona Norte do Recife. Os funcionários têm a liberdade de trabalhar pertinho dos bichos de estimação, o que facilita a vida do próprio animal que não fica sozinho em casa, além de proporcionar à firma uma maior descontração durante as atividades. 

Essa prática começou com o diretor de criação da empresa, Marco Bahe, que é o dono de Cacau e Tico, dois cachorros das raças Border Collie e Golden Retriever, respectivamente. Os dog`s frequentam a agência desde muito pequenos e fazem a alegria do lugar. 

Marco Bahe se sente à vontade no escritório com Cacau e Tico - Júlio Gomes/LeiaJáImagens

"Desde a nossa antiga sede, no Recife Antigo, que levamos os nossos cachorros para o trabalho. Animal é uma alegria para todo mundo e melhora muito a energia do lugar", conta.

De acordo com a pesquisa realizada em 2018 pelo SPC Brasil, cerca de 61% dos donos de animais de estimação os veem como membro da família. A pesquisa também aponta que 53% dos entrevistados observam como um ponto negativo de cuidar de bichos o fato de não ter com quem deixá-los enquanto viajam ou vão trabalhar.   

Foi pensando nisso que Areli Quirino, jornalista da Agência Criativa, passou levar a cachorrinha Lola ao trabalho em alguns dias da semana. “Lola é muito apegada a mim e sente falta quando não estou por perto. Por ser pequeninha, ela só tem um pouco de medo dos cachorros maiores". 

O carinho da agência por animais é tão grande que Marco Bahe pretende ampliar o espaço para acolher outros cães até eles encontrarem donos definitivos. “Nós colaboramos com associações que fazem resgate de animais de rua e o nosso projeto é fazer algo parecido aqui na agência. É uma coisa que depende do comprometimento de todos para cuidar de cada cachorro até esse animal encontrar um lar fixo”.

Na agência os bichos podem ficar tanto nas salas onde estão os funcionários, quanto em outros ambientes do lugar no qual eles podem transitar com mais liberdade. A opinião da equipe é unânime: quando os cachorrinhos estão na agência, eles não só transmitem alegria como relaxamento diante da dedicação que o trabalho exige.

COMENTÁRIOS dos leitores