Governo japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros

As inscrições começam em maio para estudantes de níveis médio e superior

por Marcele Lima ter, 30/04/2019 - 16:15
Pixabay Tóquio, capital do Japão Pixabay

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do Japão abriu vagas para estudantes estrangeiros, incluindo brasileiros, que queiram estudar no país. As oportunidades são para cursos de graduação, escola técnica, pós-graduação e cursos profissionalizantes em diversas instituições japonesas.

As inscrições vão ser realizadas em maio, em datas diferentes para cada grupo interessado, somente para os candidatos do Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Pessoas de outras regiões precisam ir até o consulado local. No Recife o consulado japonês fica na Rua Padre Carapuceiro, 733, bairro de Boa Viagem, no Empresarial Center I.

Para os estudantes de ensino médio completo, que querem concorrer às vagas de graduação, curso profissionalizante ou técnico, e que terão até 24 anos completos em abril de 2020, as inscrições devem ser feitas de 3 a 28 de maio. Já para os que desejam uma bolsa para o programa de pesquisa em pós-graduação, o prazo é de 2 a 29 de maio. Nesse caso é preciso, além de ter concluído um curso superior, ter no máximo 34 anos em abril de 2020.

O processo seletivo inclui prova de língua japonesa, inglês, entrevista e avaliação de projetos de pesquisa, no caso dos graduados. O programa de bolsas inclui as passagens área de ida e volta, isenção das taxas referentes aos estudos e ajuda de custo mensal. Os estudantes escolhidos devem embarcar em abril do próximo ano.

COMENTÁRIOS dos leitores