Enem: veja como resolver temas mais frequentes em química

De acordo com levantamento do Sistema de Ensino Poliedro, o assunto de 'Forças Intermoleculares' está presente em 11% das questões da prova

qui, 02/05/2019 - 17:23
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa por mudanças em todos as edições. Interdisciplinar, o Enem mede os conhecimentos técnicos e culturais dos candidatos por meio de diversas áreas de conhecimento. Com dados baseados na “Coletânea Enem”, levantamento realizado pelo Sistema de Ensino Poliedro, que reúne informações de todas as edições do Exame, o LeiaJá resgatou os assuntos que mais são abordados na parte de química da prova.

Segundo a Coletânea Enem, o assunto “estudos físicos, sistemas e misturas” representa 11% das questões presentes na prova de química. Para a professora Gabriela Sá, o conteúdo é “de baixo nível e os alunos têm obrigação de acertar”. De acordo com docente, as questões que abordam o tema podem vir acompanhadas de imagens e organogramas.

“São os primeiros conteúdos que o aluno vê no primeiro ano. Não são questões difíceis, não são questões de cálculo. As questões que abordam métodos de separação de mistura podem vir tanto com imagens referentes ao próprio tipo de separação, quanto com organogramas que mostram o esquema de separação e pede para o aluno dizer que tipo de separação foi utilizada. A forma de organograma é a forma que mais enganaria o estudante, ao invés da própria imagem”, destaca a professora.

Ainda segundo o estudo, o assunto “Forças Intermoleculares” também está presente em 11% da prova. O professor de química Valter Júnior afirma que a temática é “figurinha carimbada” no Enem por conta de sua importância na formação das substâncias.

“As forças intermoleculares são divididas em três forças, são elas: dipolo induzido, a mais fraca; dipolo permanente, intermediária e a ligação de hidrogênio, que é a mais forte. Elas vão cair no Enem devido a sua importância no dia-a-dia, porque são essas forças que vão determinar se uma substância vai formar, juntamente com outra, uma mistura homogênea ou heterogênea; vai determinar se essa substância é volátil ou se evapora com facilidade; vai determinar seus pontos de fusão e ebulição; vai determinar se essa substância vai interagir bem com o sabão, água ou gasolina, enfim. Todas essas coisas vão ser determinadas pelas forças intermoleculares”, pontua.

Na edição de 2016 do Exame, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias abordou o assunto. Confira a resolução:

Confira a resolução da questão, realizada pelo professor de química Valter Júnior:

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores