Quem tem direito a atendimento especializado no Enem 2019?

Atendimento inclusivo começa já no ato de inscrição

por Ítallo Olimpio qui, 09/05/2019 - 17:46
Inep / YouTube / Reprodução Prova em libras também é aplicada a candidatos Inep / YouTube / Reprodução

Pela primeira vez na história do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pessoas surdas e deficientes auditivos poderão solicitar, já na hora da inscrição, a necessidade do uso do aparelho auditivo ou de implante. Para a prova, estão asseguradas também pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Mas como funciona o atendimento para pessoas com deficiência no exame?

Na edição de 2019, os participantes devem comprovar a condição com documento legível, que será analisado pela organização do certame. No sistema de inscrição, o Inep informa que os documentos devem ser enviados por meio da própria página durante o período de inscrições, que vai de 6 a 17 de maio de 2019. Os resultados dos pedidos de atendimento especializado e específico serão divulgados a partir do dia 22 de maio, com direito a recurso.

Atendimento especializado ou atendimento específico?

De acordo com o professor de redação Diogo Xavier, o atendimento especializado pressupõe a presença de especialistas, profissionais habilitados para atender às necessidades do estudante "como um intérprete / tradutor de libras; um ledor, para descrever imagens, mesmo para quem optar pela prova em Braille; ou transcritor, para transcrever as respostas ou até mesmo a redação", explica.

Já o atendimento específico, segundo o docente, se refere a questões estruturais ou de ferramentas que facilitem a autonomia. "Como salas com melhor acessibilidade para chegada, saída e ida ao banheiro ou mesa com cadeira sem braço para mulheres grávidas, por exemplo”, aponta o professor.

Histórico de atendimento à PCD

Na edição de 2018 do Enem quase 30 mil candidatos solicitaram atendimento especializado. Desse número, pouco mais de 5 mil inscritos declararam que possuem baixa visão. A esses candidatos, o Inep disponibilizou uma edição ampliada da prova, para auxiliar na leitura das questões e proposta de redação. Clique aqui e veja o modelo.

Também em 2018, quase 9 mil participantes declararam possuir algum tipo de deficiência física. Esses, tiveram direito a recursos de acessibilidade como apoio para perna e pé, mesa para cadeira de rodas, auxílio para transcrição e sala de fácil acesso. Outros 1.372 candidatos solicitaram videoprova em libras. Confira orientação da prova de 2018 em libras:

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Os estudantes que tiverem dúvidas sobre o atendimento especializado ou outros questionamentos podem entrar em com contato com o Inep através do número 0800 6161 61.









 

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