Curso oferece formação em Libras na Psicologia

Extensão lançada pela UNAMA – Universidade da Amazônia, unidade Parque Shopping, é pioneira no Estado do Pará

por Brenna Pardal sex, 10/05/2019 - 15:10

A UNAMA - Universidade da Amazônia, unidade Parque Shopping, deu início ao primeiro curso de Libras para Psicologia no Pará. O objetivo é qualificar profissionais da área da Psicologia em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ampliar o direito de acessibilidade.

Segundo a professora Silvany Risuenho Brasil, organizadora do curso, há uma carência de profissionais da Psicologia que saibam atender adequadamente a pessoa surda utilizando a Libras como meio de instrução e comunicação. “Como sou uma das poucas psicólogas bilíngues (Libras/Português) em Belém, essa inquietação tem me instigado há um tempo. Em 2018, quando participei do 1º Congresso Nacional de Psicologia Bilíngue Libras/Português, em São Paulo, meu desejo de introduzir essa discussão, psicologia e surdez, ganhou mais força”, disse a professora.

O curso de Libras com o foco em Psicologia é pioneiro no Estado do Pará. Abrange, além do conhecimento de Libras, a abordagem de termos como “autoestima”, “comportamento”, “subjetividade”, “relação”, “trauma” etc. O curso também oferece uma introdução às discussões sobre o ser surdo, que tem um processo de construção de identidade diferente do ser ouvinte, e trata do direito da pessoa surda de receber o atendimento psicológico na sua própria língua em diferentes âmbitos – psicologias clínica, hospitalar, institucional, esportiva, no âmbito jurídico, na escola e em demais ambientes de atuação do psicólogo.

Coordenadora do curso de Psicologia da UNAMA Parque Shopping, a professora Ana França destacou que, sendo a primeira instituição a promover o curso de Libras para Psicólogos como extensão acadêmica, a UNAMA começa a suprir uma necessidade antiga de promover a verdadeira inclusão social de pessoas surdas, permitindo uma melhor comunicação entre ouvintes e não ouvintes através da língua brasileira de sinais. “Esse primeiro curso é o piloto, gratuito, está ocorrendo às quintas à noite, das 19 às 21h20, de 25/04 a 06/06. O público alvo é formado por alunos de Psicologia e psicólogos formados. Mas há também alunos de outros cursos”, informou.

Segundo o site InfoEscola, Libras é uma língua visual-espacial usada pelos surdos brasileiros. A língua de sinais foi reconhecida como oficial em 2002. Em 2005, a Libras obteve regulamentação como disciplina curricular e, em 2007, a profissão de Intérprete e tradutor foi oficializada.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores