No Recife, congresso debate direito na era digital

O congresso é realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Mar Hotel Recife.

por Francine Nascimento sex, 10/05/2019 - 14:24
LeiaJáImagens LeiaJáImagens

Nos dias 10 e 11 de maio, o Mar Hotel Recife sedia o Congresso de Direito e Novas Tecnologias promovido pelo pelo Grupo Ser Educacional. O evento é voltado estudantes da área e traz debates sobre constituição e desafios dos direitos humanos na pós modernidade.

Na manhã desta sexta (10), estiveram presentes Bruno Baptista, presidente da OAB Pernambuco, professores de direito das intituições UNINABUCO e UNINASSAU, além da palestra da advogada e especialista em direito digital, Gisele Truzzi, que também recebeu a Medalha Jusrista Tobias Barreto. Gisele, que atua no direito digital há 14 anos, considera o recebimento da medalha como um "marco na carreira", principalmente por ter sido aqui, em Pernambuco.

A advogada Gisele Truzzi recebeu a Medalha Jurista Tobias Barreto

"Ser homenageada aqui no Recife e sabendo da grandiosidade dessa medalha, me deixou muito honrada e feliz. É como se eles tivessem um reconhecimento do nosso trabalho na nossa profissão, que é tão difícil nos dias de hoje", declara a advogada, que também falou sobre direito aplicado nas startups, empresas inovadoras que trabalham com tecnologia.

Gisele acredita que é importante falar sobre direito no âmbito das startups, pois, segundo ela, muitas vezes os empreendedores não têm tanta noção jurídica do que é importante pra eles quando abrem uma empresa desse tipo.

"A minha ideia aqui hoje foi dar orientações sobre os principais problemas que surgem em relação as startups e falar da importância de se ter alguns documentos essenciais e bem fundamentados, bem como uma orientação jurídica sólida pra esse tipo de empeendimento" esclarece Gisele.

Também esteve no congresso, o ministro do STJ e doutor em Direito Civil, Paulo de Tarso Sanseverino que participou do talk show interativo sobre "Os direitos autorais na Era Digital". Ao LeiaJá, o ministro falou a respeito do impacto das novas tecnologias sobre o direito.

"Nós vivemos em plena revolução tecnológica que está se ampliando com a inteligência artificial e nós temos que ter mecanismos para a proteção da pessoa", disse. O ministro lembrou que no Brasil já existem instrumentos normativos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sobre a relevância de estar em um evento como esse, o jusrista lembra que essa é uma grande oportnidade de trocar experiências com estudantes de direito que, para ele, são o futuro do Brasil.

O congresso continua neste sábado (11), a partir das 8h30, com um painel que irá receber outros profissionais da área. Ao final do evento, os alunos receberão um certificado de 30 horas.

COMENTÁRIOS dos leitores