Professores da rede municipal de Paulista decretam greve

Paralisação tem início na segunda-feira (20)

por Francine Nascimento qua, 15/05/2019 - 11:12
LeiaJáImagens Professores reivindicam reajuste salarial e condições precárias nas escolas LeiaJáImagens

Professores das escolas municipais de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, anunciaram que paralisarão atividades por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (20). O motivo da greve, segundo a classe, é a oferta de reajuste salarial abaixo da média, além da implantação de novos educadores e situação precária das escolas.

Os docentes rejeitaram a proposta de 0,5% apresentada em assembleia pela prefeitura, já que o percentual oferecido estava abaixo dos 4,17% determinados pelo Ministério da Educação (MEC). Após rejeição, o valor foi levado pela prefeitura para votação na Câmara dos Vereadores da cidade. 

Após a exposição do valor na Câmara dos Vereadores, os professores realizaram nova assembleia durante toda manhã e tarde da terça-feira (14) e decidiram pela greve em tempo indeterminado.

Ao LeiaJá, o Secretário de Educação da cidade, José Carlos Ribeiro Junior, disse que foram feitas sete negociações e que a discussão dos professores não se trata do piso e sim, da faixa salarial. Ele afirmou que a prefeitura está pagando os professores dentro do piso estabelecido para a categoria, pontuando que a greve seria ilegal.

“A prefeitura já tomou providências junto à justiça para reaver a greve. Inclusive, hoje será apresentado o valor que foi desembolsado pela prefeitura com o enquadramento do piso”, disse o representante da pasta.

COMENTÁRIOS dos leitores