O que não pode faltar na estrutura da redação do Enem?

A estrutura de uma redação é o ponto determinante na classificação do candidato

por Francine Nascimento sex, 17/05/2019 - 14:39
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Professora dá dicas de como o estudante pode deixar o texto mais coerente Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter um texto dissertativo-argumentativo e estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. As três etapas são fundamentais para a criação de uma harmonia que dê sentido ao texto e facilite a leitura.

A estrutura de uma redação é o ponto determinante na classificação. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é atribuída nota zero à redação que não atenda a proposta solicitada e que fuja do modelo da exigido no exame. Por isso, é necessário ter atenção redobrada.

No momento da redação, é comum que participantes fiquem nervosos a ponto de se perderem na base da dissertação. Com a ajuda da professora de redação Mariana Pestana, listamos dicas de como construir seu texto e deixá-lo o mais coerente possível para você tirar uma boa nota na redação.

Organize seu texto em parágrafos

Deve-se dividir o texto em basicamente quatro parágrafos. No geral, é sugerido que tenha o primeiro voltado para a introdução, o segundo e terceiro para os desenvolvimentos e o último para a conclusão.

Conecte os parágrafos de forma a facilitar a compreensão

Os parágrafos mesmo “separados” fisicamente precisam estar ligados ideologicamente, e isso vai ser feito através da escrita coerente de acordo com o tema.

Deixe claro no primeiro parágrafo o assunto relacionado ao tema

É necessário que deixe evidente a ideologia que vai ser seguida desde o primeiro parágrafo. Afinal, a redação não é um texto de suspense para que o leitor fique apreensivo em saber qual o “lado” pretendido na história.

Siga a mesma posição no decorrer do texto

Para não correr o risco de deixar o texto ambíguio, deve-se seguir a mesma linha de pensamento acerca daquele tema.

Enriqueça seus argumentos

Escreva sobre as causas, consequências, exemplificações e comparações, articulando sempre um trecho a outro, sem esquecer dos cognitivos para dar linearidade ao texto.

Na conclusão, relembre a sua tese

No encerramento da argumentação, não esquecer de retomar a tese antes de expor sua proposta de intervenção que prove seu posicionamento que pode resolver a problemática apresentada.

 

COMENTÁRIOS dos leitores