Veja histórias de quem trabalha há décadas em uma empresa

por Alex Dinarte qui, 23/05/2019 - 16:59

Ao contrário da nova geração e enfrentando as imposições do mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente, profissionais que trabalham por anos em uma só empresa parecem peças raras. Assim, funcionários com 20, 30, 40 anos "de casa" acabam criando uma relação de proximidade e afeto com a empresa e, muitas vezes, tornam-se conhecidos por onde passam.

Desde 1991 trabalhando como secretária em um grupo educacional de São Paulo, Luzinete Herculano, 53 anos, começou na área de segurança da instituição. "Trabalhei no setor por quatro anos. Ao me formar, fui promovida e, na sequência, me tornei secretária da faculdade de Direito, onde fiquei por 19 anos. Agora estou em um outro departamento, a CPA [Comissão Própria de Avaliação]", declara.

Reconhecida pela importância de seu trabalho, Luzinete afirma que não há segredos para se manter por tanto tempo em uma empresa. "Acredito apenas que é preciso trabalhar com amor, ser dinâmica, proativa, passar confiança e se manter atualizada sempre. Passei por momentos difíceis e foi trabalhando que consegui me reerguer. Tenho uma vida aqui dentro."

A secretária Luzinete Herculano, 53 anos, tem quase 30 anos na mesma empresa | Foto: Acervo pessoal

Quem também cumpre suas tarefas com afinco e muito orgulho é a atendente Regina da Silva, 61 anos, que trabalha há 39 anos nas lanchonetes da Univeritas/UNG. Conhecida por alunos e professores, ela fica espantada quando é saudada pelas ruas da cidade. "Tem pessoas que me conhecem, dão a mão, gritam meu nome do alto dos prédios, nos apartamentos, e, às vezes, não sei nem quem é", brinca.

Regina, que já é bisavó, recorda das dificuldades que enfrentou para sustentar a família e como o trabalho foi sua base. "Quando comecei a trabalhar na universidade, meu filho era pequeno e minha filha ainda era de colo. Então, eu tinha que trazer as crianças, pois ficava o dia todo trabalhando", conta ela, que é conhecida por sempre estar disposta e sorridente. "Já vi muita gente pasando por aqui, gerações que estudaram, voltaram ou trouxeram seus filhos para se formar aqui", complementa.

A atendende Regina da Silva, 61 anos, trabalha há quase 40 anos nas lanchonetes da Univeritas/UNG | Foto: Alex Dianarte

Para a analista, consultora de recursos humanos e especialista em gestão de pessoas, Priscila Barrera Siciliano, a relação do funcionário com as funções que desempenha é fundamental para a construção de uma jornada longa dentro de uma empresa. "É importante se achar dentro do mercado em uma profissão que lhe traga satisfação não apenas de forma remuneratória", realça.

Segundo Priscila, o tempo de empresa deve ser levado mais em consideração. "A geração atual parece não se apegar ao tempo, mas é com ele que conseguimos experiência. Desenvolver carreira dentro de uma organização por um longo período é maravilhoso desde que haja engajamento com os colegas de trabalho que estiverem dispostos a tal", conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores