Gaúcha fica em 1° lugar em feira de ciências mundial

Com o feito, Juliana Estradioto poderá batizar asteroide com seu nome

por Camilla de Assis sex, 24/05/2019 - 16:21
Reprodução/Instagram Juliana conquistou 1° lugar na categoria 'Ciência de Materiais' Reprodução/Instagram

A recém-formada no curso técnico de administração, integrado ao ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Juliana Estradioto, conquistou a premiação máxima na categoria de Ciência de Materiais da Intel International Science and Engineering Fair (Intel Isef). A jovem realizou uma pesquisa para fabricação de embalagens e curativos com base na casca da noz da macadâmia.

A Intel Isef, uma das maiores feiras de ciências para pré-universitários no mundo, anunciou o resultado no dia 17 de maio, durante o evento de premiação, realizado em Phoenix, nos Estados Unidos. Por conta de sua desenvoltura, Juliana também poderá batizar um asteroide com seu nome. A oportunidade é oferecida aos estudantes que conquistam os primeiros e segundos lugares em cada categoria.

Segundo uma entrevista dada pela estudante ao site do Ministério da Educação (MEC), a utilização da casca da noz da macadâmia pode ser enviesada de duas formas, conforme sua pesquisa. A primeira é na elaboração de embalagens utilizadas para o recolhimento de fezes de cachorro. "Eu ia passear com o meu cachorro e recolhia com uma sacola plática. Então percebi que não há uma destinação correta para sacolas contaminadas com fezes", explicou.

A segunda forma de utilização é a fabricação de uma membrana no tratamento de queimaduras e pós-operatórios. De acordo com a estudante, a membrana da macadâmia é flexível e resistente. Durante o processo, Juliana usou cascas doadas que seriam jogadas no lixo.

COMENTÁRIOS dos leitores