Sistema de inscrição do Enem pode ganhar prêmio

Líderes do segmento de TI escolherão o vencedor da premiação, no dia 26 deste mês

por Nathan Santos sex, 24/05/2019 - 18:47
Nathan Santos/LeiaJáImagens . Nathan Santos/LeiaJáImagens

A plataforma de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está concorrendo ao Prêmio Case de Sucesso. A iniciativa pretende dar visibilidade ao trabalho e à implantação de solução em uma empresa pública, bem como instiga o compartilhamento de experiências da tecnologia da informação.

O novo sistema de inscrição foi apresentado nesta edição 2019 do Enem. “O projeto foi iniciado com a proposta de resolver problemas reais dos usuários. A central de atendimento do Inep foi nosso ponto de partida. Por meio do levantamento de problemas recorrentes registrados em edições anteriores, foi identificado que muitas pessoas tinham dificuldade no preenchimento dos formulários extensos e, muitas vezes, não conseguiam entender como deveriam preenchê-los”, comenta o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, conforme informações da assessoria de comunicação.

Líderes do segmento de TI escolherão o vencedor da premiação, no dia 26 deste mês, em um evento na cidade de Florianópolis. Concorrem com a plataforma do Enem projetos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Betim.

“A solução proposta foi um sistema de inscrição mais dinâmico e interativo, que fosse intuitivo a ponto de auxiliar o usuário a completar suas tarefas durante o processo. Optou-se, então, pela adoção de conceitos de Conversational User Interfaces (CUI), de acordo com as necessidades do público, agregando componentes já utilizados em redes sociais e iniciativas do setor privado”, destacou o Inep.

“A ideia central da abordagem foi de transformar a interação do usuário com o sistema, transformando o diálogo no mais próximo de uma conversa, tornando as etapas mais claras. Nessa nova versão, não é necessário ler formulários extensos e deduzir o que deve ser feito. O próprio sistema, além de guiar, apresenta informações objetivas sobre o que o usuário precisa fazer na sequência”, acrescentou Mussi.

O Inep divulgou mais detalhes a respeito do sistema de inscrição - cujo período foi de 6 a 23 de maio -. Confira no texto a seguir:

Inovações – A inscrição ficou claramente mais fácil. Por estar focado na realidade e na experiência do usuário, o processo também ficou mais rápido. Como o Enem tem um público muito diverso, a equipe de desenvolvedores do Inep investiu em uma solução que agradasse ao usuário mais ativo, mas que também fosse fácil para pessoas com menos familiaridade com a tecnologia. 



O formato escolhido apostou no costume da população brasileira em interagir por mensagens, como no aplicativo WhatsApp. A solicitação de informações, no novo formato, eram apresentadas por meio de uma atendente virtual, como em um chat. Os personagens da Galera do Enem comandavam a inscrição e apresentavam as perguntas seguintes de acordo com a resposta anterior.

Outra preocupação foi sobre antecipar as dúvidas mais frequentes dos participantes. Ao longo da inscrição, os personagens daGalera do Enem apresentavam dicas e alertas, orientando todo o processo. Já a validação da foto do perfil do participante, por exemplo, foi realizada por uma rede neural adaptada para as necessidades do exame. 



Benefícios – Com o novo sistema, espera-se gerar uma economia com a redução das demandas de correção de erros. Durante o processo de inscrição, que marcou a estreia do novo Sistema Enem, já foi observada uma queda de solicitações em relação ao modelo anterior, baseado em formulários.



O sistema foi muito bem aceito, de acordo com a avaliação do Apdex Rating, que mensura a satisfação do usuário. A pontuação registrou índice de satisfação de 0,92, considerado um excelente nível de aceitação. O monitoramento das principais redes sociais do Inep (Twitter, Instagram e Facebook) também revelou a aprovação dos usuários. Já no Fale Conosco do Inep, houve uma redução nas demandas relacionadas ao sistema em relação ao ano anterior. 



Reconhecimento – O novo Sistema Enem disputa o Prêmio Case de Sucesso, na 17ª edição do CIO Brasil GOV. A modalidade é uma das quatro premiações do IT4CIO. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho e à implantação de sucesso de uma solução em uma empresa pública, assim como estimular o compartilhamento de experiências entre profissionais de tecnologia da informação de todo o Brasil. O Inep concorre com projetos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Betim.

COMENTÁRIOS dos leitores