Jovens estão indecisos quanto à carreira a seguir

Estudantes que estão concluindo o ensino médio não sabem qual área profissional escolher ou estão divididos entre profissões completamente distintas

por Nataly Simões qui, 30/05/2019 - 16:58

A Cedaspy Professional School (CPS), rede de escolas de capacitação e profissionalização de jovens para o mercado, estima que cerca de 60% dos 6 mil jovens que passaram pelo estande do colégio na Expo CIEE deste ano, maior evento estudantil da América Latina ocorrido nos últimos dias 23, 24 e 25 de maio na cidade de São Paulo, estão indecisos quanto à carreira profissional a seguir. Os outros 40% estão divididos entre a escolha de áreas completamente distintas.

"Esses percentuais se refletem diretamente no motivo pelo qual os estudantes foram à feira, já que 80% dos jovens buscam nesse tipo de evento fazer testes vocacionais", destaca o consultor de carreira Andrei Mustafa.

Um estudo do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), feito pelo Instituto de Pesquisa Datafolha em todas as regiões do país, mostra que em média o jovem começa a trabalhar aos 16 anos.

Para Mustafa, ao iniciar cedo o contato com a vida profissional, o jovem consegue decidir mais fácil qual carreira ele pretende seguir. Além disso, é importante que o estudante trabalhe suas habilidades pessoais para que se torne mais competitivo na disputa das vagas, como as de programa como o Jovem Aprendiz.

"O comportamento empreendedor também deve ser estimulado para que o jovem perceba ainda o caminho do seu próprio protagonismo na sociedade", complementa o consultor de carreira.

COMENTÁRIOS dos leitores