Recife: ato pela educação reúne diferentes tipos de alunos

Secundaristas de escolas federais e até mesmo participantes do EJA participaram da manifestação

por Camilla de Assis qui, 30/05/2019 - 16:50
Chico Peixoto / LeiaJáImagens Concentração foi realizada na Rua da Aurora Chico Peixoto / LeiaJáImagens

Com pautas voltadas para as consequências do contingenciamento na educação e na Reforma da Previdência, o Ato em Favor da Educação, conhecido como #30M, reúne diversos estudantes do ensino médio nesta quinta-feira (30) no Centro do Recife. Os secundaristas que apoiam o movimento mostram preocupação com o futuro das universidades.

A estudante Maria Fernanda Pontes cursa o segundo ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, tem 16 anos e veio para uma de suas primeiras manifestações. "O Colégio de Aplicação está totalmente inserido no contexto universitário e, com certeza, é afetado pelos cortes", diz a jovem.

Também preocupado com o futuro na universidade, o estudante do segundo ano do ensino médio João Henrique Morais, 16, está preocupado se vai conseguir concluir o ensino médio na escola onde estuda. "Só temos aula garantida a até este ano. Ano que vem não sabemos mais de nada. Quero entrar na universidade, estou aflito se vou conseguir", disse.

EJA comprometido

Rodrigo Costa, 33, está no primeiro ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual em São Bento do Una e confessa ter medo de precisar parar de estudar. "O EJA é uma oportunidade única para mim, que sou pai de família. Quem é o pobre que vai poder estudar sem ser dessa forma? Se o EJA parar, vou ter que suspender meus estudos", lamenta.

COMENTÁRIOS dos leitores