Tratamento contra piolhos vira empreendimento no Brasil

Empresa PiolhoLess é a primeira no país nesse tipo de segmento

por Francine Nascimento sex, 31/05/2019 - 17:12
Francine Nascimento/ LeiaJaimagens Pediculose causa coceira e irritação no couro cabeludo Francine Nascimento/ LeiaJaimagens

Quem nunca pegou piolhos na infância? Dificilmente alguém vai responder que não teve. A pediculose, doença provocada pela infestação de piolhos é um tormento na vida de muitas crianças e nos próprios pais que usam de diversos métodos para a eliminação dos parasitas. O piolho causa coceiras, irritação no coro cabeludo e até inflamações. Há quem faça do tratamento da doença, porém, uma chance de empreender.

A novidade é que no Brasil há empresas especializadas em tratar pessoas com pediculose. A primeira empresa do Brasil é a PiolhoLess que atua em São Paulo, oferecendo um serviço de remoção dos piolhos e lêndeas de forma 100% natural em apenas duas sessões. O valor das sessões custa R$ 350.

A dona da empresa é a Mariana Cobo, mexicana e advogada que chegou no país há dois anos, devido à transferência do trabalho do esposo. Aqui, ela visava encontrar oportunidades de crescimento próprio por meio do empreendedorismo, e pensou na possibilidade de criar algo inovador no país. A ideia do tratamento para a pediculose surgiu ao perceber que aqui no Brasil não havia esse tipo de negócio, diferentemente de outros países onde a empresária morou. “É um serviço maravilhoso porque realmente ajuda as famílias. Então quando eu chego no Brasil, decido fundar a PiolhoLess porque vi que é um negócio comprovado no exterior, em outros países funciona super bem. E eu via que aqui todo mundo tirava piolho em casa e não resolvia”, declara. 

O tratamento feito pela PiolhoLess consiste em duas sessões, cada uma com 1h30 de duração, não tendo limite de idade. Pode, inclusive, ser usado em mulheres grávidas. A primeira etapa é feita com um aspirador específico que suga boa parte dos parasitas através de uma mangueira própria. O processo dura 20 minutos “Nessa aspiração, sai a maioria dos piolhos mesmo, uns 90%. Então a criança vai pra casa na primeira sessão sem piolhos” explica.

Na segunda e última etapa é usado um produto feito com óleos naturais desenvolvido exclusivamente para a empresa, no qual a ajuda a tirar as lêndeas do coro cabeludo com um pente fino de metal "Esse produto também ajuda a acalmar os sintomas da pediculose, que seria a coceira, a irritação e inflamação do coro cabeludo".

Mariana ressalta a importância de se manter a limpeza da casa, pois pode influenciar no tratamento. “O piolho fica em um ambiente, fica no sofá, no carro, na cama ou nas roupas. Então essas famílias têm que fazer uma limpeza bem cuidadosa para evitar uma reinfestação”, destaca. 

A PiolhoLess também promove uma campanha preventiva, no qual são realizadas visitas em instituições educacionais que solicitam vistorias para saber se há crianças com pediculose nas escolas. "Conseguimos revistar umas 200 crianças e a gente elabora uma lista super discreta das crianças que achamos lêndeas. Só as lêndeas, porque o piolho é muito difícil de enxergar. A lista é entregue aos professores para serem encaminhada aos pais das crianças", explica.

Atualmente, a empresa tem quatro funcionários e está em processo de expansão. Mariana contou que uma segunda unidade será aberta, visto que, segundo ela, a empresa está fazendo sucesso.

Recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

A Dra. Clarissa Prati, Assessora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diz que a pediculose é mais comum nas crianças em ambientes escolares, principalmente nas meninas que geralmente usam cabelos longos. A doutora salienta que a transmissão ocorre com mais frequência no outono e inverno. 

Segundo Clarissa, o mais importante no tratamento é remover as lêndeas "Mais importante do que tirar os piolhos é a remoção das lêndeas. Se no tratamento isso é deixado de lado, o piolho volta novamente" esclarece.

A dermatologista também indica que o uso do pente fino é uma forma muito eficaz no tratamento caseiro, pois ele força a retirada das lêndeas. 

COMENTÁRIOS dos leitores