Enem: veja dez temas para treinar a redação

Produção textual é um dos momentos mais esperados da prova

seg, 03/06/2019 - 19:16
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a parte mais aguardada da prova. Com a proposta de ter um texto argumentativo-dissertativo, o Enem costuma abordar problemáticas sociais em discussão na atualidade. Estar antenado aos principais assuntos discutidos no Brasil e no mundo, além de praticar a escrita, é essencial para construir um texto bem estruturado e que atenda aos requisitos cobrados pela banca corretora.

De acordo com o professor de Linguagens e redação Felipe Rodrigues, os estudantes devem exercitar o hábito da leitura e desenvolver redações sobre os temas discutidos atualmente. “Eu acredito que treinar é essencial para tirar uma nota considerável no Enem, se não treinar, não consegue. A redação é uma das notas mais palpáveis do Exame. Além de fazer diversos textos, o fera deve estudar redação, isto é, se atualizar dos acontecimentos atuais no Brasil e no mundo. Ao praticar, o estudante deve fazer textos sobre os mais variados temas, aumentando, assim, o repertório sócio cultural, o que torna possível citar vários assuntos dentro de um único tema”, afirma o docente.

Pensando nos estudantes que querem praticar redação, o LeiaJá preparou uma lista com dez temas que podem ser abordados pelo Enem. Confira:

Qualificação técnico-profissional como enfrentamento à crise

Formas de combate à violência sexual na infância

Inclusão digital na terceira idade

O suicídio infantil no Brasil

Os desafios para a vacinação no Brasil

Inclusão de pessoas com doenças raras

Desafios para a saúde mental na era digital

Direitos autorais na era digital

Formas de combate às drogas no Brasil

Os desafios da saúde pública no Brasil

LeiaJá também

--> Enem: os temas de redação mais fáceis de todos os tempos

--> Veja todos temas que já foram pedidos na redação do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores