Projeto ensina estudantes a criarem 'miniempresas'

Noções de empreendedorismo serão distribuídas a mais de mil alunos de Pernambuco na 19ª edição do Miniempresas

por Lorena Barros qui, 06/06/2019 - 10:53
Foto: Gustavo Penteado / Divulgação Um dos processos da capacitação é a feira de miniempresas Foto: Gustavo Penteado / Divulgação

A instituição sem fins lucrativos Junior Achievement Pernambuco anunciou mais uma vez a realização do Miniempresa, projeto que tem como função ensinar planejamento e desenvolvimento de uma empresa na prática aos jovens. A previsão é de que a 19ª edição do programa beneficie mais de mil alunos do segundo ano do ensino médio de escolas do Agreste pernambucano e da Região Metropolitana do Recife.

As aulas serão ministradas por 200 profissionais habilitados espalhados em dez cidades diferentes ao longo dos sábados. O intuito de toda a capacitação é fazer com que os estudantes se familiarizem com conceitos como livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, encargos e impostos.

Entre os eventos planejados para a formação dos jovens estão uma Gincana de Miniempresa, marcada para o próximo sábado (8) no Clube Português, Zona Norte do Recife, e a comercialização de produtos em um centro de compras da capital pernambucana.

Todos eles devem montar uma miniempresa, planejando, produzindo e vendendo produtos, apurando resultados, bancando a infraestrutura e pagando com valores simbólicos os envolvidos, como funcionários e acionistas. Segundo a Junior Achievement Pernambuco, mais de 150 mil alunos já passaram pelo projeto.

De acordo com o cronograma, os jovens das cidades de Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Gravatá e Limoeiro, terão 18 momentos diferentes de aprendizado e construção durante a capacitação, que findará em uma formatura no dia 4 de novembro, no Teatro Guararapes, na cidade de Olinda, na RMR.

COMENTÁRIOS dos leitores