Enem: termos de geografia física que você precisa saber

Com ajuda de professores, o LeiaJá preparou uma lista com doze termos da geografia física, que podem ser cobrados por questões do Enem

sab, 15/06/2019 - 09:59
Pixaby/Creative Commons Termos podem ser cobrados na parte de geografia no Enem Pixaby/Creative Commons

A geografia física é uma subárea relacionada ao estudo da terra e suas manifestações naturais. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, cobra, na parte de geografia, que os candidatos identifiquem “as relações da vida humana com a paisagem”. Para isso, é necessário que os feras estejam atentos a diversos termos utilizados por essa área de estudo.  

Com ajuda de professores da área, o LeiaJá preparou uma lista com doze termos da geografia física, que podem ser cobrados por questões do Enem. Confira cada um deles e veja seus respectivos significados:

Hidrologia

De acordo com o professor de geografia Charliton Soares, a hidrologia é a “ciência que estuda a água e tudo o que nele se desenvolve”. Segundo o docente, o termo pode ser abordo no Enem deste ano.

Cartografia

Ainda segundo Soares, a cartografia também é uma ciência: “a parte da geografia que estuda o território e seus segredos”, lembra. Para o professor, o termo vem sendo recorrente no Exame.

Biomas

Charliton Soares pontua que biomas estudam a “distribuição dos vegetais de acordo com o clima”. O assunto também é abordado com frequência pela prova.

Pedologia  

“É a ciência do solo e sua aplicabilidade. Pode ser abordada pelo Enem, entrando como pauta de meio ambiente”, lembra o professor.

Aquecimento Global

É uma série de fenômenos que causam distúrbio para o meio ambiente. De acordo com o docente, o assunto pode ser abordado pelo Enem tanto vinculado ao meio ambiente, quanto à geografia política.

Climatologia   

A ciência que estuda o clima mundial. “Pode vir tanto de forma conteudista ou se envolvendo com outros assuntos”, conclui Charliton.

Ilhas de calor

O professor de geografia Carlos Lima destaca que Ilha de calor é a “capacidade de absorção que as grandes cidades têm do calor do sol". Segundo Lima, o termo, que eleva a temperatura das cidades, pode ser abordado em questões envolvendo urbanização, com meio ambiente e clima.

Chuva ácida

O docente pontua que o fenômeno acontece apenas em cidades com grandes centros industriais e ocorre “devido uma reação química entre Dióxido de Enxofre (SO2) e o vapor de água da atmosfera”. A chuva ácida prejudica a estrutura dos prédios em solo. Carlos Lima afirma que no Enem, o termo “pode ser abordado tanto numa questão que fale sobre meio ambiente, quanto numa questão que fale sobre agriculta”, diz.

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

“É uma frente fria que passa pelo litoral sul do Nordeste e ela espalha área de instabilidade sobre o Nordeste, provocando chuvas muito volumosas. No ano passado, caíram duas questões que citaram ela no Enem, cobrando do aluno análises de mapas e regimes de chuvas”, ressalta Carlos Lima.

Orogênese e Epirogênese

O professor pontua que orogênese e epirogênese são dois movimentos tectônicos internos, que se diferenciam pela direção que ocorrem. “Orogênese ocorre na horizontal, e a epirogênese na vertical. Normalmente, elas ocorrem em questões que vão cobrar a formação do relevo terrestre”, afirma.

Furacões

Sobre furacões, o professor Carlos Lima afirma que trata-se de um sistema circular de movimentação de ar. “O furacão se forma numa região de baixa pressão atmosférica, nos oceanos. Vale destacar que, quando o furacão é formado no hemisférico sul, ele gira no sentido horário, e quando é formado no hemisfério norte, gira no sentido anti-horário”. Ainda segundo Lima, no Enem, o assunto “normalmente é cobrado em questões que tratam do efeito de corióles, movimento de rotação do planeta e a dinâmica dos ventos”.

El ninho

“El ninho é um quecimento anormal das águas do oceano pacífico, próximo à América do Sul. Normalmente é cobrado em questões que abordem agriculta ou clima no Brasil”, lembra Carlos. De acordo com o docente, o El Ninho é o responsável pela seca no Nordeste, “porque ele vai aumentar as temperaturas do oceânico pacifico e vai mudar os padrões de vento do planeta. Vai influenciar o regime de chuvas no Nordeste e, devido a esse aquecimento, vai aumentar a seca na região”, conclui.

 

COMENTÁRIOS dos leitores