Ministro da Educação 'foge' quase 'agachado' da imprensa

Durante evento no Recife, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fugiu das perguntas da imprensa sobre Enem, cortes nas universidades e educação básica

seg, 17/06/2019 - 19:18
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Ministro Abraham Weintraub marcou o evento por fugir na imprensa Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Na tarde desta segunda-feira (17), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou da cerimônia de posse do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife. Mesmo representando a pasta de educação, o ministro não conversou com os jornalistas sobre a área.

Já se aproximava das 16h quando Weintraub entrou no cinema do Museu, no campus Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco. A princípio, informou que daria entrevista à imprensa após finalizar o evento de posse. “Isso se eu não morrer antes”, disse, ironicamente. Durante o evento, a imprensa teve espaço reservado nas escadarias localizadas do lado direito da sala de exibição. Já os cinegrafistas ficaram em um curto espaço nos fundos do local, atrás das poltronas.

Após a sessão de discursos, realizados pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), Abraham Weintraub e Antônio Campos - presidente da Fundaj -, o representante da pasta de Educação evitou, a todo custo, os questionamentos da imprensa sobre os assuntos que afetam a vida escolar de diversos estudantes no Brasil. Weintraub optou por sair cercado de seguranças e “espremido” pelo corredor onde repórteres esperavam pelas suas declarações.

Embora tenha sido acertado que o ministro falaria com os jornalistas ao final da posse, Weintraub saiu pelos fundos da sala e foi diretamente para a parte superior da Fundaj, conhecer as instalações. A presença de seguranças dava a entender que quaisquer pessoas interessadas em obter as versões oficiais sobre a educação brasileira não eram bem vindas.

Por fim, após diversas tentativas da reportagem em cobrar esclarecimentos sobre assuntos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cortes nas verbas das universidades e ensino básico, funcionários oficiais da Fundaj alegaram para os repórteres informando que o ministro já havia saído do local. Após a dispersão das equipes de imprensa, foi possível vê-lo saindo quase que agachado e cercado de seguranças de volta aos fundos do cinema. De fato, não era de interesse compartilhar qualquer tipo de transparência sobre a pasta.

COMENTÁRIOS dos leitores