Tatuagens temporárias viram renda além do Carnaval

Empresas enxergaram na moda uma forma encaixar ativismo políticos nas artes

por Francine Nascimento qua, 19/06/2019 - 11:31
Divulgação/ Conspiração Libertina Uma das frases usadas em manifestações Divulgação/ Conspiração Libertina

Das festividades carnavalescas ao ativismo, as tatuagens temporárias vêm sendo utilizadas como forma de expressar uma ideia ou mandar uma mensagem relacionada às atuais discussões políticas no Brasil. Há empreendimentos que já investiam na venda das tatuagens e agora estão confeccionando  os desenhos com frases e expressões comumente vistas em manifestações de grupos militantes.

A loja virtual Conspiração Libertina, com sede em Brasília, desenvolve tatuagens temporárias desde 2015. Sendo essencialmente uma marca feminista, as artes e frases são criadas sob essa temática e também do movimento LGBTQI+. Quando fundaram a loja, as designers Gabriela Alves e Luciana Lobato, perceberam que na época, não havia tantas marcas no seguimento que fossem realmente engajadas. As desenvolvedoras, que já eram militantes e conheciam bem o público alvo, começaram a produzir adesivos, camisetas, tatuagens temporárias e outros itens usados em protestos, todos com preços considerados por elas acessíveis. “Quando a gente começou a conspiração, a gente já conhecia o perfil do público e a partir daí, identificamos que havia uma demanda e que essa demanda iria crescer” conta Luciana, que juntamente à Gabriela São proprietárias e criadoras da marca brasiliense.

O período no qual a Conspiração Libertina consegue vender mais os adereços é no Carnaval, que, nos últimos anos, vêm estampando na pele, em camisetas e em bottons questões que combatem assédio e homofobia.

A professora Daniela Garrossini é cliente da loja desde o começo. Por se identificar com as causas defendidas pela marca, Daniela possui várias peças. Para ela, é uma forma de manifesto por meio do corpo “Eu gosto porque é uma marca que não representa só o comercial. Há um engajamento nas causas que elas defendem” afirma.

A Grude Tattoo, loja virtual localizada em São Paulo, comercializa para todo o país tatuagens temporárias com diferentes temáticas e de valores variados. Fundada há três anos, a equipe criadora da marca identificou, a partir do Carnaval, o uso do adereço para fins políticos e passou a vender frases estampadas como “Não é Não”, “Girl Power” e “Orgulho gay”.

Para a confecção das artes, a empresa conta com um designer específico. Heloisa Risi, uma das sócias da Grude Tattoo, conta que atende a pedidos de tatuagems personalizadas e que, inclusive, já criou adereços para partidos políticos em época de eleição. “A gente junta os assuntos do momento com ideias que nós temos e mandamos para o designer. A venda maior é durante o Carnaval, mas fazemos para eventos como formaturas e aniversários".

 

COMENTÁRIOS dos leitores