Dia do Orgulho LGBTI+: o que esperar do Enem 2019?

Professores opinam sobre se a prova terá ou não abordagens acerca do público LGBTI+

por Ítallo Olimpio qui, 27/06/2019 - 18:56
Pixabay/Creative Commons . Pixabay/Creative Commons

O dia 28 de junho marca a celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Em Nova York, 50 anos atrás, a opressão da polícia local contra membros da comunidade acabou gerando protestos e debate. Hoje o episódio do bar gay 'Stonewall Inn' marca o mês de luta em defesa dos direitos LGBTI+ e serviu de inspiração para inúmeras paradas mundo afora. 

Na edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma questão de linguagens que mencionava o dialeto “pajubá”, comum entre gays e travestis, gerou revolta por parte de parlamentares religiosos e conservadores, sobretudo, do já eleito presidente da república, Jair Bolsonaro, que prometeu fazer mudanças na prova para evitar “ideologia e politicagem”.

Para Toni Reis, doutor em educação, presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e membro do Fórum Nacional de Educação, a prova do Enem deve testar todos os conhecimentos dos educandos, o que inclui também falar sobre minorias sociais. Sobre a declaração do presidente da república, Toni falou ao LeiaJá: “Acredito que a presidência da república é um cargo de Estado que deveria se preocupar com a qualidade da educação, em âmbito geral, com saúde e segurança, ao invés de reprimir e fiscalizar provas já que, para isso, existe um corpo técnico”.

Para o professor de Linguagens e redação Diogo Xavier, apesar das polêmicas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, oriundas de sua opinião sobre a questão que abordou parte do público LGBT+ no Enem em 2018, ainda há chance de a temática voltar a aparecer na prova.

“Como até o momento não houve uma fiscalização, apesar de ser difícil, existe a possibilidade de cair uma questão desse tipo. Há um banco de questões, então pode haver algum quesito que cite, seja em Linguagens ou Humanas. Mas a possibilidade é bem menor. Agora, se de fato houver uma comissão para avaliar, questões assim podem ser cortadas”, opinou Xavier, relembrando que o governo federal anunciou uma comissão que ficaria responsável por fiscalizar os quesitos do Enem antes da prova de 2019, com o objetivo de evitar abordagens ideológicas.

Por outro lado, Felipe Rodrigues, docente das áreas de Linguagens e redação, não aposta que o Enem 2019 cobrará questões envolvendo o público LGBT+. “A gente não vai ter uma proposta de um novo Enem, teremos a proposta de um novo governo que gere um Enem. Diante a pré-campanha – de Bolsonaro, antes das eleições presidenciais -, a gente espera que o Enem seja menos abrangente das demandas sociais e mais diretivo em questões que o governo entende como algo ético e moral. Questões de gênero não vão estar dentro de um processo estudantil, então, nesse momento, não deverão vir questões sobre o público LGBT+”, argumentou Rodrigues.

O programa Vai Cair No Enem, produzido pelo LeiaJá, publicou uma live que discutiu como deverá ser o Enem na gestão de Jair Bolsonaro. Confira no vídeo a seguir:

COMENTÁRIOS dos leitores