Ganhe o Mundo: agência é impedida de entrar em licitações

Governo de Pernambuco diz que empresa teve irregularidades financeiras e prejudicou alunos do intercâmbio

por Marcele Lima qui, 27/06/2019 - 21:26
Gil Menezes/Governo do Estado Segundo o Governo de Pernambuco, agência deixou de passar recursos para escolas do Canadá Gil Menezes/Governo do Estado

O Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado de Pernambuco, está realizando processo licitatório para contratação de novas agências de viagem para viabilizar a ida dos estudantes das escolas públicas para intercâmbios no exterior. No entanto uma delas, a '2G Turismo e Eventos', está impedida de participar da chamada pública segundo a gestão estadual por conta de irregularidades financeiras com as instituições de ensino.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, o Governo do Estado recebeu uma carta de instituições de ensino do Canadá informando a falta de repasses de recursos pela agência brasileira. “Todo ano a gente seleciona agências que ficam responsáveis pelo programa. O nosso contrato é exclusivamente com agência aqui no Brasil. Como não nos envolvemos nas questões comerciais, fomos surpreendidos com uma correspondência das instituições do Canadá, dizendo que estavam com dificuldade de receber os pagamentos da agência”.

 A dívida da empresa de viagens passa dos R$ 2 milhões canadenses, no entanto, Fred Amâncio fez questão de enfatizar que todo o dinheiro para financiar os estudos de jovens pernambucanos foi pago antecipadamente. Nesse caso, o Governo chegou a fazer uma intermediação para que os vencimentos fossem quitados. A agência fez um acordo, porém, de acordo com o secretário, ele não foi honrado.

O Ganhe o Mundo já beneficiou mais de 7,5 mil estudantes da rede pública, nos seis anos de atuação. As agências são contratadas e oferecem aos estudantes os pacotes que incluem hospedagem na casa de uma família local, alimentação e os estudos, além de uma bolsa para custear despesas pessoais.

As seletivas são realizadas por ciclos e os alunos que participaram no de 2018 já estão voltando para casa. Agora os novos intercambistas aguardam o segundo semestre para embarcar. “Os alunos já estão selecionados, só estamos selecionando agora as agências que vão estar conosco, a que não vai estar é essa, a 2G”, concluiu o secretário.

O LeiaJá tentou contato com a agência citada por meio dos telefones disponíveis no site da empresa, mas até o fechamento desta matéria conseguimos ser atendidos.

COMENTÁRIOS dos leitores