Conheça 10 apps para facilitar a vida dos empreendedores

Existem opções voltadas para todas as áreas, desde organização de atividades até gestão financeira

por Marcele Lima qui, 18/07/2019 - 14:01
Pixabay . Pixabay

Trabalhar por conta própria é o sonho de muita gente. Existem diversas vantagens em gerenciar seus negócios, como ter controle sobre os rendimentos e horários que você pode disponibilizar para dedicação à vida profissional. Entre dezembro de 2018 e julho deste ano, houve um aumento de 10,9% na taxa de empreendedores no Brasil. Hoje são 8,5 milhões de pessoas que atuam por conta própria, de acordo com o Portal do Empreendedor, que é responsável por receber os cadastros de formalização dos profissionais. 

Visando facilitar a vida e atuação desse público, há uma série de aplicativos que funcionam de maneira simples e intuitiva. Eles são capazes de melhorar a organização pessoal, da empresa e das finanças, da relação com os clientes e parceiros. O LeiaJá separou uma lista com dez exemplos gratuitos que podem ser boas ferramentas de trabalho para empreendedores.

1 - Aussi

Quem está no começo do empreendimento sempre tem muitas dúvidas em relação aos preços que deve cobrar, às demandas, à própria gestão, entre outros procedimentos. Muitas pessoas não têm recursos financeiros disponíveis para bancar os custos de uma consultoria, então o 'Aussi' chega com essa intenção, de ser um veículo de troca de experiências e conhecimentos entre os micro e pequenos empreendedores. Os idealizadores se definem como uma plataforma colaborativa, justamente por ter esse perfil de integração e compartilhamento de conhecimentos entre quem sabe e quem quer saber. Por exemplo, quem tem dúvida sobre marketing fala com quem empreende na área. Cada resposta recebe avaliações de outros usuários. A ferramenta está disponível para download em Android e IOS. 

2 - Primer

Conhecimento também é o lema do Primer. Criada pelo Google, a plataforma oferece dicas e cursos rápidos por meio de vídeos e postagens, voltados para negócios e marketing digital. Os assuntos podem ser buscados por temas de interesse e os participantes podem ir acompanhando seu progresso e avançando nas lições. São cinco minutos de conteúdos, que trazem tópicos como engajamento, construção de marca, comunicação com o cliente, mobile marketing, entre outros. Para ter acesso basta fazer o download no celulares com Android ou IOS. 

3 - Munddi

Voltado para os empreendedores que atuam com vendas on e offline, o Munddi é um aplicativo que reúne informações das lojas e disponibiliza para consumidores que estão em busca de serviços compatíveis na região. Ele identifica a localização do cliente e sugere lojas mais próximas, endereços online onde os consumidores podem encontrar seu produto ou até mesmo os distribuidores, sendo uma opção para todas as cadeias de consumo. Ainda é oferecido serviço de delivery e divulgação dos produtos à venda nas redes sociais. Conheça o Munddi.

4 - Siscontrole

Este é um programa oferecido para empresas que querem manter o controle financeiro em dia. Os interessados em utilizar os serviços ofertados devem informar dados como lançamentos de títulos a pagar e receber, movimentações bancárias e de caixa, focando no que tem disponível para o negócio. Com isso, são gerados relatórios de fluxo de caixa, despesas, receitas, relações com clientes e fornecedores, por exemplo. No site do Siscontrole, é possível ainda encontrar vídeos com orientações de como utilizar as ferramentas oferecidas. 

5 - Meu Negócio em Dia

Desenvolvido em uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febrabam), o Meu Negócio em Dia também atua na gestão e educação financeira dos empreendedores. Entre as promessas da ferramenta, estão a organização das finanças, análise de receitas, despesas e viabilidade do negócio. Os usuários ainda têm a possibilidade de utilizar “A Calculadora do Empresário”, para comparar os custos dos produtos e serviços financeiros para empreendedores disponíveis e também um “Simulador de Sonhos”, que serve para analisar se o plano de aumento dos negócios e investimentos é compatível com o prazo estipulado e se a escolha feita para alcançar esse objetivo é a mais viável. Para baixar basta entrar na loja de app do celular. 

6 - CamCard

Este aplicativo tem o objetivo de melhorar a divulgação do trabalho desenvolvido pelos empreendedores. É um ferramenta que otimiza os contatos profissionais através do armazenamento de cartões de visita. São mais de 100 milhões de usuários no mundo. A utilização dele é simples. Através da câmera do celular as pessoas podem escanear os cartões corporativos e o aplicativo se encarrega de salvar cada novo contato, criando uma carteira de parceiros, clientes, tornando mais eficaz essa troca e ampliando o networking. Além disso, é possível dentro de um contato fazer alterações, anotações e detalhes personalizados. Para baixar basta ir à loja de aplicativos do celular e depois fazer um cadastro. 

7 - WhatsApp Business

Clientes tendem a voltar a fazer negócios com empresas que lhes atendem bem ou que solucionam os problemas que surgem no meio do processo de compra de algum produto ou serviço. O caminho para isso é uma boa comunicação, e pensando em manter um canal de diálogo eficiente com os clientes é que o Whatsapp Business se insere. Depois de instalar o app no celular, os empresários podem manter contato facilmente com clientes, fornecedores e parceiros, otimizando e organizando facilmente as respostas e solicitações. Pode ser utilizado como um canal também para oferta de novos itens, suporte e notificações para o público alvo. 

8 - Evernote

Perder o caderninho de anotações ou a agenda de trabalho parece um pesadelo. Imagina quando estão anotados nesses espaços detalhes de uma reunião importante ou dados que você não gostaria que outras pessoas tivessem acesso? O aplicativo 'Evernote' promete auxiliar na concentração das informações em um lugar só e permite que você leve tudo para onde quer que vá. Ele funciona em todas os sistemas operacionais e também offline. A plataforma é ideal para quem trabalha com catalogações de dados, para quem faz pesquisas, para clipagem e controle de informações. E se mesmo tendo tudo organizado dentro do Evernote o usuário acabar se perdendo, é possível utilizar o recurso de pesquisa para localizar qualquer arquivo. Para conhecer, acesse a loja de aplicativos do celular e baixe. 

9 - Trello

Organização é o lema desta ferramenta, que não precisa de download para começar a usar, mesmo sendo também encontrada nas lojas de aplicativos dos smartphones e tablets. A tela inicial do site é composta por diversos quadros, que podem ser personalizados de acordo com as demandas, criando assim diferentes listas. Ainda é possível adicionar cards específicos dentro dessas listas, gerenciando melhor as anotações, permitindo adicionar datas, limites para finalizar um trabalho e checklists, permitindo que o usuário acompanhe o progresso da atividade. Ainda é possível compartilhar os conteúdos com demais membros do Trello, facilitando o trabalho em equipe, atribuindo funções específicas para cada um deles e controlando o desempenho e a proatividade de todos os participantes. Para experimentar clique aqui.

10 - Doodle

Imagina tentar marcar uma reunião em um dia e todas as pessoas estarem disponíveis na hora desejada? O Doodle é um aplicativo que promete tornar o conciliamento de agendas uma tarefa mais fácil. O recurso permite a criação de calendários online e que as pessoas compartilhem sua disponibilidade através das respostas a enquetes colaborativas, que disponibilizam resultados em gráficos com as opções mais votadas, identificando quem respondeu ao quê. É um aplicativo que pode ser eficaz para micro e pequenos empreendedores que não têm espaços físicos e necessitam se reunir com parceiros e clientes. Pode ser baixado gratuitamente em IOS e Android, mas possui ferramentas mais aperfeiçoadas na versão premium. Ainda dá para vincular o app às contas de Facebook e Gmail dos usuários. Conheça as funcionalidades do Doodle. Acesse.

COMENTÁRIOS dos leitores