Falta de tecnologia ainda é desafio em escolas rurais

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2018, 43% das escolas rurais do Brasil não possuem acesso a internet e 62% não têm computadores

por Francine Nascimento sex, 19/07/2019 - 12:10
Pixabay Pixabay

A falta de estrutura enfrentada pela educação no meio rural do Brasil é o principal motivo que justifica o atraso no acesso às tecnologias. Cerca de 54% das escolas rurais do país não têm acesso a internet e 62% não possui, sequer, computador para uso. É o que aponta a recente pesquisa divulgada esta semana pelo TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que analisou, em 2018, o uso das tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas e privadas de educação básica.

Dentro do percentual de 54% das escolas rurais que não têm internet, 43% alegam não ter estrutura. O segundo maior motivo indicado é o alto custo da conexão. Este representa 24% das escolas entrevistadas.

A pesquisa mostrou que escolas da zona urbana são as mais beneficiadas com a tecnologia. 99% das escolas têm computador e 98% acessa a internet. Esse resultado reflete na forma de aprendizado dos alunos, que também recorrem a internet para adquirir informação e aprendizados por meio de vídeos e tutoriais. Destes alunos que usam o meio online como complemento de estudos, somam-se 89% dos estudantes do ensino médio.

Há dados detalhados que mostram que 43% dos alunos colégios urbanos acessam a internet com os professores; 81% usa a internet com os amigos; 69% com os familiares e 86% sozinhos.

Professores e alunos aprendem mais sobre tecnologia por conta própria

Assim como os estudantes, maior parte dos educadores brasileiros, buscam aprender sobre tecnologia sozinhos e não por meio de cursos de aprimoramento. O estudo indicou que 92% dos docentes das escolas públicas e 86% dos professores de escolas particulares procuram entender sobre o meio digital na própria internet ou através de amigos e colegas de profissão.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores