Prouni Recife oferece novas bolsas de nível superior

São mais de 260 vagas distribuídas em 72 cursos. Medicina e direito estão entre as graduações ofertadas

por Marcele Lima sex, 19/07/2019 - 17:05
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A partir da próxima segunda-feira (22), estudantes recifenses interessados em ingressar no ensino superior vão poder se inscrever no Prouni Recife, que oferece 264 vagas. A iniciativa é uma versão local do Programa Universidade para Todos.

Os candidatos terão até às 23h59 do dia 26 de julho para participar do processo seletivo, que é feito online, exclusivamente pela página do programa. A primeira chamada dos aprovados sai no dia 30 deste mês.

 As vagas são em 72 cursos, distribuídos em nove instituições de ensino superior cadastradas no Prouni Recife, somente para este semestre. De acordo com a Prefeitura, o quantitativo de vagas ofertadas para o segundo semestre de 2019 equivale a um aumento de 24%. Entre os cursos estão administração, análise e desenvolvimento de sistemas, arquitetura e urbanismo, engenharia da computação, direito, medicina e enfermagem.

Para concorrer é preciso comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2018; ser residente e domiciliado no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados antes da data de inscrição e não ter diploma de nível superior, mas professores da rede municipal de ensino do Recife também podem concorrer.

Os docentes têm que comprovar que estão cumprindo o exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro permanente da Prefeitura do Recife. Nesse caso, as bolsas são para licenciatura normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios estabelecidos para os outros candidatos.

O programa de concessão de bolsas universitárias foi implantado em 2015 e já beneficiou cerca de 1.400 alunos. Foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Além de terem os custos com as mensalidades arcadas pelo Prouni Recife, os beneficiados ainda podem ter as passagens de ônibus pagas através do programa Passe Livre, que custeia até 70 créditos por mês.

Para mais informações os estudantes e professores podem entrar em contato por e-mail ou pelo telefone (81) 3355-8759. Entre as universidades que participam do programa estão o UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau e a UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco. 

COMENTÁRIOS dos leitores