Escolas municipais de SP terão aulas de empreendedorismo

Estudantes vão desenvolver atividades que estejam de acordo com sua faixa etária

por Alex Dinarte qua, 14/08/2019 - 16:04
Foto: Prefeitura de São Paulo Alunos da rede pública de São Paulo terão aulas de empreendedorismo Foto: Prefeitura de São Paulo

Uma iniciativa inovadora promete incentivar o empreendedorismo nas escolas da rede municipal de ensino em São Paulo. A parceria entre a prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para utilização da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) entre os alunos do 1º ao 5º ano foi firmada na última segunda-feira (12). O projeto piloto será realizado em três escolas da capital paulista.

A metodologia do curso é semiaberta, permitindo que as atividades possam ser adaptadas a cada projeto pedagógico elaborado pela escola sem alterar os conceitos praticados no ano letivo. No 3º ano, por exemplo, a sugestão é montar uma oficina de brinquedos ecologicamente sustentáveis, fabricados com material reciclável. O exercício incentiva fatores imprescindíveis ao comportamento dos empreendedores, os quais somados ao divertimento, facilitam o aprendizado das crianças. Relacionando teoria e prática, o programa realizará projetos de acordo com a faixa etária dos alunos.

Na ação, professores serão treinados e formados em um curso de três módulos, totalizando 76 horas de treinamento. Em sala de aula, serão abordados temas sobre cooperação, cultura, inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania. As lições de fundamentação teórica e metodológica do curso preparam os alunos para o comportamento empreendedor. Não é obrigatória a participação de todos os educadores, entretanto só estarão habilitados a participar do JEPP quem concluir, na íntegra, a formação que será finalizada com o Seminário Jovem Empreendedor da Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU).

COMENTÁRIOS dos leitores